AMD anuncia os processadores móveis Ryzen série 8040 com melhor Ryzen AI

Novidades foram anunciadas em evento especial.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

Além da AMD usar seu evento de IA para lançar o Instinct MI300A e MI300X junto com o ROCm 6.0, a AMD também anunciou os processadores móveis da série Ryzen 8040. Uma grande ênfase nesses futuros processadores para laptop está nos recursos de IA entre o NPU dedicado com AMD XDNA, núcleos de CPU Zen 4 com suporte AVX-512 VNNI e gráficos AMD RDNA3 capazes de acelerar IA. Assim, a AMD anuncia os processadores móveis Ryzen série 8040 com melhor Ryzen AI.

A AMD introduziu originalmente Ryzen AI com o XDNA NPU com a série Ryzen 7040, enquanto a série Ryzen 8040 trará seus produtos Ryzen AI de segunda geração.

A AMD também está trabalhando para ajudar ainda mais na história do software Ryzen AI.

Um número crescente de programas do Microsoft Windows tem adicionado suporte para Ryzen AI, em parte por meio do Microsoft ONNX Runtime. Conforme escrito em outubro, a AMD está avaliando o suporte do Ryzen AI para Linux.

Quando informado antes do evento AMD AI, foi perguntado sobre qualquer atualização no suporte ao Linux… Ao que disseram que PyTorch e Tensorflow funcionam no Linux. Claro. Mas não está claro se o Ryzen AI está realmente sendo habilitado no Linux. Ainda não há uma resposta direta, o tíquete de rastreamento do GitHub da AMD permanece aberto e não fui informado explicitamente sobre o suporte do Ryzen AI para Linux, além de reconhecer o trabalho do PyTorch e do TensorFlow no Linux. E sim, o ONNX Runtime também funciona no Linux.

AMD anuncia os processadores móveis Ryzen série 8040 com melhor Ryzen AI

Provavelmente é apenas uma questão de tempo até que Ryzen AI seja oficialmente suportado no Linux, especialmente com Ryzen AI eventualmente aparecendo em hardware embarcado Ryzen para computação de ponta/inteligente e outros cenários onde o Linux é mais comum do que apenas em desktops/laptops com Windows.

Com os novos processadores da série Ryzen 8040, os núcleos de CPU Zen 4 e gráficos RDNA3 ainda estão sendo usados, mas com recursos atualizados de NPU XDNA. A AMD está citando melhorias de cerca de 1,4x no desempenho de IA para casos como Llama 2 e modelos de visão.

Embora a Intel tenha indicado que todos os seus SKUs Meteor Lake apresentarão sua unidade de processamento neural (NPU), a série Ryzen 8040 está deixando os SKUs Ryzen 5 8540U e Ryzen 3 8440U de ponta sem o NPU.

A série AMD Ryzen 8040 estará disponível no primeiro trimestre de 2024 com 16 NPU TOPS e 39 TOPS no total, acima dos 10 NPU TOPS e 33 TOPS no total da atual série Ryzen 7040. A AMD também reafirmou suas APUs “Strix Point” com suporte de próxima geração para Ryzen AI chegando em 2024.

Com APUs Strix Point com XDNA 2, a AMD está provocando mais de 3x o desempenho de IA generativa.

Esses foram os breves destaques da série AMD Ryzen 8040 compartilhados para este evento repleto de IA. Esperamos que acabemos vendo suporte firme para Ryzen AI Linux em 2024.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.