in

AMD deve se tornar o maior cliente de 7 nm da TSMC em 2020

O PlayStation 5 está usando o Zen 2 e o Navi de 7nm da AMD.

Na segunda metade de 2020, a AMD dobrará seus pedidos de chips de 7 nm, tornando-a a maior cliente de chips de 7 nm da empresa taiwanesa TSMC, de acordo com algumas previsões. Desde 2020, as fábricas da TSMC (imagem acima) têm capacidade para produzir 110.000 WPM (wafers, ou placas, por mês) de chips de 7nm e até o final do ano, estarão produzindo 140.000 WPM. A AMD comprará cerca de 20% dessa capacidade, de acordo com o site Apple Daily.

AMD e os chips de 7 nm da TSMC

Atualmente, a AMD não está entre os cinco primeiros no clube de clientes da TSMC. A Apple é seu maior cliente de 7 nm, mas espera-se que eles mudem para o nó de 5 nm, ocupando dois terços da capacidade de 5 nm da TSMC.

O HiSilicon, a Qualcomm e o SuperMicro da Huawei estão planejando reservas de 25.000 WPM, enquanto a MediaTek quer cerca de 20.000. Isso deixa aproximadamente 10% da capacidade da TSMC para seus outros clientes, incluindo a Nvidia, que procurará 7 nm para suas GPUs Ampere.

Os principais processadores Zen 2 Ryzen da AMD eram tão bons que superaram as expectativas de todos. Por isso, a AMD ficou sem estoque no lançamento. Sem dúvida, o espaço extra na fábrica irá corrigir isso para o Zen 3.

AMD deve se tornar o maior cliente de 7 nm da TSMC em 2020
Imagem: Reprodução | Tech Spot.

A Mindfactory, a maior varejista de hardware de PC da Alemanha, publica todos os seus dados de vendas e, como você pode ver no gráfico acima, o Zen 2 revelou todos os entusiastas escondidos nas sombras. Foi um salto grande o suficiente para que aqueles em ciclos de atualização de longo prazo decidissem que era hora de mudar. A AMD não roubou apenas metade dos clientes da Intel; eles aumentaram significativamente o tamanho do mercado para 2019.

Além disso, isso pode significar que não há muito espaço para expandir no mercado de CPUs de desktop, então para que a AMD usará todo esse espaço a mais de 7 nm? Possivelmente, consoles.

Já está confirmado que o PlayStation 5 está usando o Zen 2 e o Navi de 7nm da AMD, e o Xbox Series X deve fazer o mesmo. Ambos venderão em volume escandaloso, sem dúvida justificando a grande compra da AMD e transformando-os em um belo lucro.

Fonte: Tech Spot