in

AMD inicia mudanças no Driver Gráfico para o Kernel Linux 5.3

Trabalhos estão em andamento até acelerado.

A AMD já começa a trabalhar e inicia mudanças no driver gráfico para o Kernel Linux 5.3. Passando pela janela de mesclagem do kernel Linux 5.2, os desenvolvedores de drivers gráficos Linux de código aberto da AMD já começaram a enfileirar as mudanças previstas para o Linux 5.3 através de uma árvore de trabalho em andamento. Portanto, a AMD inicia mudanças no Driver Gráfico para o Kernel Linux 5.3.

Dado o curto período de tempo que esta árvore WIP 5.3 possui, não há nada muito entusiasmante sobre as mudanças – ainda. Porém, com certeza, nas próximas semanas, teremos grandes novidades. Tornar as coisas particularmente interessantes é que estamos esperando que o suporte inicial da Navi o faça para o Linux 5.3.

Últimos trabalhos em cima do Kernel 5.3

Nas últimas semanas, a AMD começou a empurrar as mudanças de back-end do compilador AMDGPU LLVM para GFX10/Navie. Assim,esperamos que a habilitação do driver de kernel AMDGPU DRM venha para o Linux 5.3.

O Linux 5.3 já estará chegando após o boato de lançamento das primeiras placas gráficas Navi. Então ter de esperar pelo Kernel 5.3 para suporte mainline já seria trágico. Porém, dada a recente atividade do LLVM, esperamos que a AMD elimine as alterações no driver do kernel Navi em breve. Para que o conjunto de remendos seja revisto a tempo, os patches Navi precisariam fazer sua estréia nas próximas semanas.

Contudo, por enquanto, a árvore drm-next-5.3-wip contém apenas código em andamento para o próximo kernel.

Uma das pequenas mas boas mudanças com o Linux 5.3 é o novo mem_busy_percent Interface sysfs para o driver AMDGPU. Assim, isso indicaria a utilização da memória em tempo real como uma porcentagem para indicar o quão ocupado o uso de vRAM está no momento. Portanto, agora é esperar. Fique ligado para mais informações sobre as mudanças do AMDGPU Linux 5.3 nas próximas semanas.

Melhor suporte a dispositivos sem fio Logitech no kernel Linux 5.2

AMD inicia mudanças no Driver Gráfico para o Kernel Linux 5.3

Dos muitos novos recursos do Linux 5.2, há vários aprimoramentos no suporte a mouse e teclado da Logitech, especialmente para os dispositivos sem fio.

Hans de Goede, da Red Hat, que esteve envolvido neste último trabalho de aprimoramento de suporte da Logitech para o kernel Linux 5.2. Agora, ele deu mais informações sobre o esforço.

Começando com o Linux 5.2, o kernel procura identificar os dispositivos da Logitech por trás dos receptores sem fio de 2.4GHz de 27MHz e não-unificadores. Isso permite o suporte de monitoramento de bateria e peculiaridades por dispositivo. Porém, isso não pode ser implementado até que seja possível identificar os dispositivos fora do receptor.

Aqueles que querem saber mais sobre esse trabalho podem parar no blog de Hans de Goede.