A AMD publica driver P-State EPP v9 que deve ficar pronto para o kernel Linux 6.3, ainda no início do ano que vem.
Enquanto a janela de mesclagem do kernel Linux 6.2 acabava de terminar, o driver P-State EPP da AMD foi considerado não pronto para fazê-lo neste ciclo. No entanto, com a AMD tendo agora iterado para uma nona revisão, parece que esta funcionalidade P-State “Energy Performance Preference” sobre o suporte de driver P-State existente estará pronta para mesclar com o Linux 6.3.
AMD publica driver P-State EPP v9 que deve ficar pronto para Linux 6.3
O engenheiro AMD Linux Perry Yuan publicou um nono conjunto de patches de driver P-State EPP que visam melhor desempenho e controle de energia sobre o driver AMD P-State existente e principal. Essa funcionalidade se baseia no botão de desempenho de preferência de energia (EPP) ACPI CPPC.
A AMD Energy Performance Preference (EPP) fornece uma dica para o hardware se o software deseja direcionar para desempenho (0x0) ou eficiência energética (0xff) O firmware de energia de baixo nível calculará a frequência de tempo de execução de acordo com o valor de preferência EPP. afetará a capacidade de resposta de frequência dos núcleos da CPU.
Separadamente, os engenheiros da AMD Linux também estão trabalhando em um modo autônomo guiado para P-State.
Com os patches v9 de hoje, o código foi atualizado para abordar o feedback gerado pela revisão anterior do código upstream, tags adicionais “revisadas por” e algumas outras correções básicas. Parece que as coisas estão finalmente se acalmando para o código AMD P-State EPP para melhorar a eficiência de energia/desempenho para processadores Ryzen e EPYC modernos.
Para realização de testes
Os interessados em testar os patches AMD P-State EPP mais recentes podem encontrá-los na lista de discussão do kernel, enquanto esperamos vê-los na linha principal do Linux 6.3 para ajudar a melhorar o desempenho em algumas áreas em que o uso atual do AMD P-State pode ficar aquém em comparação ao driver ACPI CPUFreq genérico.