AMD ROCm 5.6 lançado com foco na melhoria da IA

Confira as últimas novidades sobre a AMD.

Claylson Martins
4 minutos de leitura
Imagem: AMD / YouTube

Foi há apenas um mês que o ROCm 5.5.1 estreou, enquanto a AMD promoveu o ROCm 5.6 para estável com mais melhorias e um foco particular no aprimoramento dos recursos de IA para GPUs Radeon e aceleradores Instinct. O lançamento do ROCm 5.6 também chega apenas duas semanas após a CEO da AMD, Lisa Su, reafirmar seu apoio ao ROCm e trabalhar com a comunidade para aprimorá-lo ainda mais.

O anúncio do Radeon ROCm 5.6 observa:

“O ROCm 5.6 consiste em várias melhorias no ecossistema de software de IA para nossa base de usuários em rápido crescimento”.

.Avançando ainda mais no movimento da IA, o ROCm 5.6 possui melhorias de software para lidar com modelos de linguagem grandes (LLMs) e agora a pilha de computação do ROCm está em total conformidade com o conjunto de testes de unidade HuggingFace.

Foi no início deste mês no AMD AI Day que a AMD e o HuggingFace anunciaram sua colaboração adicional. O ROCm 5.6 também traz melhorias de desempenho para OpenAI Triton, CuPy e HIP Graph.

A pilha de computação ROCm também possui várias melhorias de ferramentas, novos geradores pseudo-aleatórios em rocRAND, suporte para transformações de meia precisão em hipFFT/rocFFT e várias outras adições.

A AMD também anunciou que os produtos AMD Instinct MI50, Radeon Pro VII e Radeon VII GFX9 entrarão no modo de manutenção a partir do próximo trimestre com o lançamento do ROCm 5.7. 

Nenhum novo recurso ou otimização será feito para o hardware GFX906 enquanto a manutenção continuará até o segundo trimestre de 2024. O ROCm 5.6 também adiciona suporte para SUSE Linux Enterprise Server 15 SP5.Em um nível mais fundamental, o site de documentação do ROCm mudou de docs.amd.com para rocm.docs.amd.com

Francamente, sempre me perguntei por que o principal site informativo do ROCm sempre foi deixado como docs.amd.comcomo um local bastante estranho. Pelo menos agora sua localização é um pouco mais clara e talvez veremos o docs.amd.com se tornar um portal de documentação mais unificado, especialmente com muitos de seus ativos de desenvolvedor espalhados por diferentes mini sites AMD.com e sem qualquer real site único e centralizado para todos os recursos e documentação do desenvolvedor da AMD.

Mais detalhes sobre as alterações do ROCm 5.6 por meio do novo local da documentação e downloads do código-fonte disponíveis no GitHub.

OpenCV 4.8 lançado com suporte ao modelo TensorFlow Lite e manipulação de imagens AVIF

O OpenCV 4.8 foi lançado ontem como a mais nova atualização de recursos para esta biblioteca líder de visão computacional (CV) de código aberto.O OpenCV 4.8 teve muito trabalho em seu módulo de rede neural profunda (DNN) para agora oferecer suporte a modelos TensorFlow Lite, incluindo modelos quantizados INT8. Há também várias melhorias ONNX, várias correções de CPU e NVIDIA CUDA, melhorando a velocidade DNN em ARM e x86 e suporte completo de ramificação de computação FP16 em ARMv8 para um desempenho 2x mais reportado de versões anteriores. 

A versão OpenCV 4.8 agora também oferece suporte a versões modernas do Intel OpenVINO.O OpenCV 4.8 também possui várias melhorias na detecção de objetos, correções de calibração, suporte aprimorado à extensão de vetor RISC-V RVV, suporte a imagem AVIF via libavif no código multimídia, melhorias na ligação do Python e outras alterações.Downloads e mais detalhes sobre a biblioteca de visão computacional OpenCV 4.8 via GitHub e OpenCV.org.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.