Anbox: instale qualquer aplicativo Android no Linux!

Emanuel Negromonte
2 minutos de leitura

Instalar ou executar aplicativos do Android no Linux pode parecer algo que já era esperando. No entanto, mesmo o Android usando o Linux Kernel a compatibilidade entre os apps Android e as de uma distribuição Linux sempre gerou problemas. Mas, a limitação não é apenas em torno do Kernel, mas desde o empacotamento que são diversos entre as mais variadas distros Linux quanto no Android.

O Anbox começou a funcionar apenas no Ubuntu, mas hoje o cenário é outro.

O que é o Anbox e como ele funciona?

O projeto usa as tecnologias LXC (Linux Containers) para permitir que os usuários executem qualquer aplicativo Android. O Anbox também garante a integração de todos os aplicativos Android no ambiente de desktop existente da sua distribuição Linux. E assim, acaba tornando-os parecidos com qualquer outro aplicativo Linux nativo. Além disso, namespaces Linux são usados para isolar o sistema operacional Android do host.

Em 2015, comecei a trabalhar num protótipo do que hoje chamo de Anbox, que nasceu da ideia de colocar o Android num container simples baseado no LXC e ativar as partes relevantes para o sistema operacional anfitrião sem permitir qualquer acesso Hardware real ou dados do usuário…

Disse Simon Fels no anúncio, na época do lançamento.

Para fornecer suporte para aplicativos Android que precisam do OpenGL ES, o projeto Anbox parece que usa algumas partes do código da implementação oficial do emulador do Android.

Você também pode consultar mais informações sobre o Anbox e como instalar Apps Android no Linux.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.