in

Android Q recebe novos recursos de privacidade

Endereço MAC aleatório, novo pop-up de permissão de dados para localização entre outros recursos.

Android Q recebe novos recursos de privacidade
Android Q recebe novos recursos de privacidade

A versão mais recente do Android, que ainda está em fase de desenvolvimento, será lançada com uma série de melhorias na questão da privacidade dos usuários. O assunto veio à tona após a Google publicar em seu blog para desenvolvedores e novas páginas para suporte explicando as alterações dos dados e identificadores no Android Q.

Abaixo relacionamos os recursos relacionados à privacidade, que devem chegar à versão estável do Android Q.

Acesso a área de transferência

Não será mais permitido que aplicativos para Android, possam acessar os dados da área de transferência do sistema operacional, a menos que estejam em foco. Necessitando estar em primeiro plano, para realizar tal tarefa.

Portanto, para acessar a área de transferência enquanto estiverem no segundo plano, precisam ser IME (editor de método de entrada). Nesse caso, um aplicativo de teclado, definido como padrão.

Endereço MAC aleatório ativado por padrão

A Google introduziu a randomização de endereços MAC no Android 6, porém, os dispositivos transmitem um endereço MAC aleatório apenas quando o smartphone inicia uma verificação de Wi-Fi ou Bluetooth em segundo plano.

Por fim, o Android 10 irá gerar um endereço MAC aleatório por padrão, a todo momento e para todas as comunicações. Também removerá a função /proc/net, que fornece informações sobre o estado da rede do dispositivo.

Android Q solicita permissão para acesso ao fabricante

Será exigido que os desenvolvedores solicitem uma permissão especial. Para acessar os dados do fabricante do SO, chamado de “identificadores de dispositivo não reajustáveis”, Detalhes do IMEI e número de série do dispositivo.

A próxima versão do Android, deixará de acompanhar os contatos com base na frequência de interação. Portanto, qualquer aplicativo que tenha permissão para acessar os contatos do usuário, só irá possuir contatos não classificados no futuro.

Mais controle sobre dados de localização no Android Q

Eventualmente, um dos recursos mais interessantes que serão incluídos no Android mais recente, é suas nova janela de permissão, para acesso ao dados de localização.

Android Q recebe novos recursos de privacidade

A partir da próxima versão, os usuários possuirá uma nova opção para localização. Fornecer acesso a localização o tempo todo ou apenas quando o aplicativo estiver em primeiro plano.

Escrito por Leandro Alves

Programador iniciante.

Confira as novidades da semana no KDE Plasma

Confira as novidades da semana no KDE Plasma

Surge instalador do novo Microsoft Edge baseado no Chromium

Surge instalador do novo Microsoft Edge baseado no Chromium