O Google lançou uma versão prévia para desenvolvedores do seu sistema operacional móvel Android 14. Então, conheça as primeiras novidades do Android 14 do Google voltado tanto para smartphones quanto para tablets.
A promessa é melhorar a transferência de dados e a duração da bateria. Na verdade, esta versão prévia está disponível desde 8 de fevereiro. Esta versão 14 se baseia no trabalho realizado no Android 12L e 13.
A versão prévia do Android 14 incorpora suporte para chaves de acesso, uma credencial digital que o Google lançou como «uma forma mais segura e fácil para guardar senhas» em outubro de 2022 e permite aos usuários iniciar sessão com sua conta digital, cara ou PIN. Portanto, são as mesmas regras para o desbloqueio de tela do seu dispositivo sem ter de entrar com nome de usuário ou senha.
Conheça as primeiras novidades do Android 14
Outra mudança é que o Android 14 bloqueará a instalação de aplicações que não respeitem certos níveis de API. O motivo para isto é ampliar a segurança. O Google garante que as aplicações geralmente são destinadas e níveis de API mais antigos, com maior capacidade de enganar os sistemas de segurança do sistema operacional. Então, o Android 14 também terá a capacidade de monitorar as aplicações que se instalam silenciosamente em segundo plano para depois facilitar uma possível desinstalação.
Por outro lado, o Android 14 trará uma série de novas características que permitirão aos usuários administrar a quantidade de bloatware que há em seus dispositivos. Este é um problema que dificultou a solução do bloatware por falta de uma definição clara de que é realmente o bloatware.
Além disso, parece definir qualquer aplicativo que secretamente é executado em segundo plano como uma forma de bloatware. Ele virá com uma verificação de instalação em segundo plano que tornará muito mais fácil para os usuários verem quais formas de bloatware estão ativas em seus dispositivos que de outra forma não veriam.
O sistema operacional também levará a segurança e a privacidade a um nível totalmente novo, especialmente reprimindo o abuso de permissão em dispositivos Android.
Outros recursos
Com a versão mais recente do Android, qualquer aplicativo que queira acessar outras partes do telefone precisará explicar por que precisa desse acesso em primeiro lugar. Além disso, os aplicativos autorizados terão apenas uma capacidade muito limitada de trocar dados entre as funções do telefone, e todos os dados que baixarem estarão no modo somente leitura.
Esta atualização de segurança é útil porque é o tipo de coisa que pode impedir que os aplicativos usem indevidamente as permissões que lhes foram concedidas. O Google está claramente ciente das muitas maneiras pelas quais essas coisas podem dar errado, e é um sinal encorajador de que a gigante da tecnologia está disposta a dar esses trancos e barrancos para tornar as coisas pelo menos um pouco melhores do que são atualmente.
A facilidade de uso é outra prioridade para o Google quando se trata do Android 14. Um dos recursos que podem ser excepcionalmente populares para os usuários do Android será o que lhes permite clonar aplicativos.
Isso permitirá que eles tenham duas versões de um aplicativo em seu telefone e, assim, possam usar duas contas separadas na mesma plataforma. Esse recurso é especialmente útil para usuários do WhatsApp, mas vários outros aplicativos também seriam aprimorados com o recurso de clonagem de aplicativos.
Portanto, o Google planejou integrar esta opção de forma nativa no Android 14, conforme sugerido pela presença de determinados menus nas configurações do aplicativo. No entanto, como é o caso dos fabricantes que oferecem essa opção, o Google impedirá que certos aplicativos sejam duplicados. Portanto, o Google planejou bloquear a clonagem de um certo número de seus aplicativos. Entre eles encontramos Android Auto, Chrome, Gmail, Contatos, Calendário, YouTube, YouTube Music ou até Google Maps.
Outras alterações destacam-se:
- A fonte pode ser dimensionada para 200%, acima da escala de tamanho de fonte anterior em dispositivos de 130% de pixels. Para atenuar problemas com texto excessivamente grande, o dimensionamento de fonte não linear é aplicado automaticamente.
- Para evitar que apps mal-intencionados interceptem intents, os apps destinados ao Android 14 não podem enviar intents internamente que não especifiquem um pacote.
- O carregamento de código dinâmico tornou-se mais seguro, com arquivos carregados dinamicamente comercializados como somente leitura.
- O acesso a 300 classes do OpenJDK 17 é fornecido.
Por fim, se você estiver interessado em saber mais sobre isso, pode conferir os detalhes no link a seguir.