O Google acaba de reconhecer que “Dark Mode” otimiza duração da bateria no Android. Assim como sabemos há algum tempo, os aplicativos em Modo Noturno/Escuro podem prolongar a vida útil da bateria em smartphones com telas OLED. Portanto, o Google afirma que modo escuro prolonga vida útil da bateria no Android.
Na maioria das vezes, quando aumenta-se o brilho da tela do smartphone, ela influencia a duração na bateria do gadget.
Como foi o teste no Android
O Google em seu Android Dev Summit 2018, discutiu a utilização de energia e como o smartphone lida com a redução da vida útil da bateria. O Google exibiu como o modo escuro altera a cor de sombreamento em um aplicativo de cor escura.
Nota-se que o modo escuro consome 43% menos energia com o brilho total em contraste. Isso acontece, por exemplo, no modo normal no aplicativo do Youtube, que usa bem mais coloração clara/branca. A cor branca, de forma indireta, usa mais energia do que as de tons mais escuros. Além disso, em aplicativos como o Google Maps, a redução no consumo de energia é de 63% em comparação ao modo normal.
O Google também demonstrou em um gráfico a corrente elétrica usada em vários tons quando o Pixel está determinado em brilho máximo. Segundo informações, o branco é o mais usado, seguido pelo azul. As cores escuras utilizam uma quantia baixa de bateria.
Mais detalhes
Igualmente, o Google relatou que havia cometido um erro. A empresa solicitou que desenvolvedores de aplicativos utilizassem a cor branca como a cor principal de seus aplicativos. Porém, agora o Google reconhece que isso traz consequências para a vida útil da bateria.
Após a chegada do Android Pie (versão 9.0) o Google retirou o modo escuro de cada um dos aplicativos. No início, a organização trouxe o modo escuro como um de seus recursos para o Android Pie.
A vida útil da bateria é um propósito importante por trás de cada sistema operacional e também no desenvolvimento de sistemas de aplicativos. Assim, a empresa reconhece que deve oferecer um modo escuro como opção aos usuários.