
O Google está desenvolvendo uma nova funcionalidade de segurança para o Android que impede a alteração de configurações sensíveis durante chamadas telefônicas, dificultando golpes que exploram essa vulnerabilidade.
Novo recurso do Android: Proteção contra fraudes em chamadas
Esse recurso inibe a ativação de permissões críticas, como a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas e o acesso a configurações de acessibilidade. A novidade foi relatada pela Android Authority e visa bloquear uma tática frequentemente usada por criminosos cibernéticos para disseminar malware.
Caso um usuário tente realizar essas ações durante uma ligação, uma mensagem de alerta aparece na tela: “Golpistas geralmente solicitam esse tipo de ação durante conversas telefônicas, então isso é bloqueado para proteger você. Se alguém que você não conhece está pedindo que faça isso, pode ser um golpe.”
Combate a ataques por chamadas telefônicas
O mecanismo de defesa já está presente no Android 16 Beta 2, lançado recentemente. Ele adiciona uma camada extra de proteção contra ataques conhecidos como TOAD (Telephone Oriented Attack Delivery), nos quais vítimas recebem mensagens SMS com instruções para ligar para um número fraudulento, gerando um senso de urgência que facilita a execução do golpe.
Relatórios do NCC Group e do Centro Nacional de Segurança Cibernética da Finlândia (NCSC-FI) destacam que criminosos têm utilizado mensagens SMS combinadas com chamadas telefônicas para distribuir aplicativos maliciosos, como o dropper Vultr.
Expansão das restrições de segurança
Essa atualização faz parte de um conjunto de medidas do Google para reforçar a proteção do Android contra fraudes. A empresa já havia ampliado as restrições de permissões para impedir que aplicativos baixados fora da Play Store acessassem dados sensíveis.
Além disso, foi implementado um bloqueio automático contra a instalação de apps potencialmente perigosos via sideloading em diversos países, incluindo Brasil, Índia, Hong Kong, Nigéria, Filipinas, Cingapura, Quênia, Tailândia, África do Sul e Vietnã. O objetivo é conter golpes e aumentar a segurança digital dos usuários.