Após remover os widgets do Android há muitos anos, o Google finalmente trouxe os widgets de volta à tela de bloqueio na versão beta mais recente do Android 15. No entanto, você só pode adicionar widgets à tela de bloqueio se estiver usando o Pixel Launcher padrão.
Widgets da tela de bloqueio do Android
Para reinserir widgets de tela de bloqueio, o Google criou uma área dedicada na tela de bloqueio chamada de “glanceable hub”. Essa área é acessada deslizando para dentro a partir da borda direita. Embora seja capaz de exibir widgets como a tela inicial do seu Android, o “glanceable hub” é muito mais limitado em funcionalidade. Na verdade, ele nem tem sua própria UI para adicionar novos widgets.
Quando você toca no botão “adicionar widgets” na tela de bloqueio, o SystemUI envia uma intenção para o inicializador padrão atual para lidar com a escolha de widgets em seu nome. Isso é perfeitamente razoável porque o Pixel Launcher já tem um seletor de widgets, então o Google não teve que se preocupar em reimplementá-lo no SystemUI.
No entanto, é um problema quando o inicializador padrão atual não tem um seletor de widget ou simplesmente não é capaz de lidar com a intenção que o SystemUI envia.
Assim, você não pode adicionar novos widgets à tela de bloqueio quando estiver usando inicializadores alternativos. Uma interface para selecionar widgets simplesmente não aparecerá quando você tocar no botão “adicionar widgets” na tela de bloqueio.
De acordo com o Android Authority, esse problema afeta o Smart Launcher, o Nova Launcher, o Niagara Launcher, o Lawnchair e o Microsoft Launcher da Google Play Store, bem como o OnePlus Launcher, o OneUI Home da Samsung e o HyperOS Launcher da Xiaomi, entre outros.
Correção do problema em lauchers de terceiros
Tudo o que você precisa fazer é mudar temporariamente o inicializador padrão de volta para o Pixel Launcher, adicionar os widgets que você quer na tela de bloqueio e então mudar o inicializador padrão de volta para o inicializador de sua escolha. Isso funciona porque o SystemUI apenas transfere a responsabilidade de escolher widgets para o inicializador padrão; o SystemUI ainda é responsável por vincular e hospedar os próprios widgets.
Para desenvolvedores de inicializadores de tela inicial, a correção requer um pouco mais de esforço. O Google ainda não compartilhou nenhuma documentação pública ou forneceu nenhuma orientação oficial sobre como lidar com esse problema, mas isso é esperado, já que eles nem anunciaram o recurso de widgets de tela de bloqueio ainda. Felizmente, seu inicializador só precisa ter uma atividade de seletor de widget que o SystemUI pode invocar quando envia a android.intent.action.PICKintenção.
Via: Android Authority