in

Android’s Nearby Sharing: transferência de arquivos semelhante ao AirDrop para Android

O novo recurso oferecerá suporte a todas as plataformas com o Google Chrome instalado.

Google exigirá que os desenvolvedores comecem a usar seu sistema de cobrança no próximo ano

O Google trabalha em um recurso de transferência de arquivos para Android semelhante ao AirDrop. O Android’s Nearby Sharing permitirá que os usuários transfiram sem fio arquivos para dispositivos próximos. A ideia é ter um sistema interno de compartilhamento de arquivos em vez de depender de aplicativos de terceiros.

Além disso, o recurso de compartilhamento de arquivos pode oferecer suporte a todos os sistemas operacionais populares, incluindo Linux, Windows e macOS. Seja como for, um sistema interno de compartilhamento de arquivos apareceu no aplicativo Configurações do Chrome OS nas versões mais recentes do Chrome OS Canary (o recurso não é totalmente visível e precisa ser ativado a partir de chrome://flags).

Transferência de arquivos para Android semelhante ao AirDrop

Por enquanto, a descrição da flag diz que ela ativa o compartilhamento nas proximidades para compartilhar conteúdo entre dispositivos Mac, Windows, Linux e Chrome OS.  É uma evidência clara de que o novo recurso oferecerá suporte a todas as plataformas com o Google Chrome instalado.

Android’s Nearby Sharing: transferência de arquivos semelhante ao AirDrop para Android
Imagem: @_dinsan | Twitter.

Curiosamente, o Google não é a única grande empresa que procura trazer um sistema unificado de compartilhamento de arquivos para o Android. Anteriormente, a OnePlus, a Realme e a Vivo uniram forças com a Xiaomi em sua aliança de transferência de arquivos para ter um recurso interno tipo o AirDrop.

Será interessante ver como os dois sistemas de compartilhamento de arquivos serão executados lado a lado. Tudo isso nos diz que o recurso de compartilhamento sem fio do Android está prestes a sair do estágio de desenvolvimento e será lançado em breve.

Fonte: Fossbytes

Leia mais:

OnePlus, Realme e outros aderem à aliança de transferência de arquivos da Xiaomi

11 melhores aplicativos antivírus para Android em 2020

Os controles do menu de energia do Android 11 e as casas inteligentes

Android 11 remove o limite de 4 GB para gravação de vídeo