in

Aplicações Com Aceleração Pela GPU Com Cuda Toolkit

Ferramenta de Desenvolvimento Cuda Toolkit permite você criar aplicativos de alto desempenho acelerados por GPU. Saiba aqui o que é e para que serve!

Desenvolva Aplicações Com Aceleração Pela GPU Com Cuda Toolkit

Essa é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento disponibilizada pela Nvidia. Dessa forma desenvolvedores podem usar a aceleração das GPU’s dos PC’s para otimizar o desempenho de suas aplicações.

A cada geração que é apresentada as GPU’s tem seu desempenho melhorado e otimizado. Consequentemente visando o melhor aproveitamento deste hardware que antes era destinado somente a aplicações 3D, em sua maioria jogos, agora programadores tem  ferramentas para uso destes recursos em suas aplicações.

Mas O Que É o Cuda Toolkit?

Igualmente pode ser visto no site do projeto:

“São bibliotecas aceleradas por GPU que permitem a aceleração de entrada de vários domínios…” e continuando “Seus aplicativos CUDA podem ser implementados em qual em todas as famílias de GPUs Nvidia…”.

Ou seja, independente de termos uma GPU de entrada ou de alto nível, podemos aproveitar o poder de processamento deste hardware desde que o aplicativo seja otimizado para isso.

Onde Se Aplicam?

Essa otimização de aplicações por hardware com uso de GPU pelo Cuda Toolkit pode ser aproveitado em várias áreas. Algumas que podemos citar são aplicações matemáticas e com cálculos complexos, processamento visual, álgebra dentre tantas possibilidades.

Finalmente algumas plataformas de desenvolvimento que podem ser citadas aqui são o Microsoft Visual Studio, a IDE Eclipse e o próprio Nvidia Nsight.

Existe ainda o GeForce Experiencie e o Quadro Experience, que aplica-se as duas famílias de GPU com diversas ferramentas para tirar melhor proveito do hardware.

E logicamente para o ambiente Linux não poderia faltar uma opção. Consequentemente temos o Linux Graphics Debugger. Ainda no site, segundo a descrição é uma ferramenta de desenvolvimento de gráficos 3D. Permite que os profissionais obtenham o máximo de suas GPU Quadro e GeForce em várias distribuições Linux.

E Quais As Linguagens Disponíveis?

Logo não poderia deixar de citar algumas das linguagens de desenvolvimento disponíveis. A princípio já temos Python, C, C++ e Fortran dentre as principais. Além destas temos ainda algumas outras possibilidades que podem ser consultadas aqui.

Consequentemente algumas soluções de grandes empresas já utilizam pacotes de integração. Principalmente MathWorks, Autodesk, Ansys, Microsoft, Adobe já consolidadas no mercado são algumas dentre as várias.

Uma vez desenvolvida a aplicação e disponibilizada para uso, ela se adequa ao hardware do computador cliente para se ajustar ao hardware. Independente de qual seja a família de GPU disponível. Logicamente quanto melhor a GPU maior o ganho em desempenho.

E Por Onde Começar?

A princípio o ponto de partida seria a documentação oficial oferecida pelo projeto. Eventualmente lá encontramos guias de instalação, de programação, referências de API, ferramentas e logicamente compiladores.

Também podemos realizar o download das ferramentas para iniciarmos o uso. Neste site exite versões para Windows, Mac OSX e logicamente Linux. Para cada sistema operacional e consequentemente sua versão haverá uma breve explicação de download e instalação.

Agora que já conhece, instale em seu Fedora 29 ou 28 com essa dica.

Escrito por Frédney Ramllo Moronari

Analista de Sistemas por formação e amante de tecnologia de coração. Usuário de sistemas Linux desde 1998, entusiasta pela liberdade de escolha e pela disseminação de conteúdo. Ciclista amador nas horas vagas.

com-morte-do-fundador-o-quadrigacx-uma-exchange-de-criptomoeda-perde-190-milhoes-em-ativos

Com morte do fundador, a QuadrigaCX, uma exchange de criptomoeda, perde US$ 190 milhões em ativos!

como-instalar-o-nvidia-cuda-toolkit-no-fedora-2928-e-derivados

Como instalar o NVIDIA CUDA Toolkit no Fedora 29,28 e derivados!