in

Como instalar o NVIDIA CUDA Toolkit no Fedora 29,28 e derivados!

como-instalar-o-nvidia-cuda-toolkit-no-fedora-2928-e-derivados

Se você quer criar aplicações de alto desempenho com aceleração via GPU então este tutorial é para você. Detalhe, não confunda o CUDA Toolkit com driver de placa de vídeo, mas nós fizemos um artigo para que você sane a dúvida sobre o que é o CUDA Toolkit. Mas hoje, você verá como instalar o CUDA Toolkit no Fedora e derivados.

Instalando o CUDA Toolkit no Fedora 29,28

A primeira coisa que você tem a fazer é abrir o Terminal e executar os comandos abaixo. Confesso que prefiro executar os comandos como ROOT, mas você pode sem nenhum problema usar o sudo, tudo vai dar no mesmo.

Primeiro vamos fazer o download do executável. Este tutorial foi escrito com base na instalação do CUDA Toolkit fazendo o download via navegador mesmo. Então, saiba que o arquivo baixado estará na pasta download da home.

Para baixar o CUDA Toolkit clique no botão abaixo:

Download – CUDA Toolkit

Agora, role a página e encontre o botão de download, perceba que o CUDA Toolkit tem cerca de 2GB! A tela é a seguinte:

 

Vamos fazer o download do repositório, atualizar e instalar:

wget https://developer.nvidia.com/compute/cuda/10.0/Prod/local_installers/cuda-repo-fedora27-10-0-local-10.0.130-410.48-1.0-1.x86_64
sudo rpm -i cuda-repo-fedora27-10-0-local-10.0.130-410.48-1.0-1.x86_64.rpm
sudo dnf clean all
sudo dnf install cuda

Perceba que é muito simples a instalação. Na mesma página de download, você também pode escolher um outro sistema para instalação. O CUDA Toolkit esta disponível para RHEL, CentOS, SLES, Ubuntu e openSUSE. O em todos eles há um guia que vai ajudar a sanar quaisquer dúvidas que você venha a ter.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Aplicações Com Aceleração Pela GPU Com Cuda Toolkit

como-instalar-o-adobe-reader-no-fedora-2928-centos-7-5-e-rhel-7-5

Como instalar o Adobe Reader no Fedora 29,28, CentOS 7.5 e RHEL 7.5