in

Aplicativo de gerenciamento de fotos de código aberto DigiKam 7.2 lançado com várias melhorias

Veja as novidades e como fazer a instalação.

Aplicativo de gerenciamento de fotos de código aberto DigiKam 7.2 lançado com várias melhorias

O software de gerenciamento de fotos profissionais de código aberto e multiplataforma digiKam foi atualizado para a versão 7.2. Assim, esta nova versão adiciona vários recursos e melhorias. O digiKam 7.2 chega sete meses após o digiKam 7.1 e apresenta muitas mudanças no gerenciamento de Álbuns para melhor suportar wildcards e agrupamento de itens em casos especiais, acelerar as consultas do usuário, melhorar o suporte a mídia removível e visualizações mais homogêneas sobre as propriedades dos itens.

- Anúncios -

Mais uma vez, a equipe de desenvolvimento do digiKam fez um grande esforço para melhorar ainda mais a detecção de rosto e o reconhecimento do software. Então, para isso, adicionaram um novo modelo de dados chamado Yolo para detectar mais rostos em imagens com condições de foto complexas, melhorar a detecção de olhos vermelhos e simplificar o uso de marcas de rosto no fluxo de trabalho de faces.

Aplicativo de gerenciamento de fotos de código aberto DigiKam 7.2 lançado com várias melhorias

Aplicativo de gerenciamento de fotos de código aberto DigiKam 7.2 lançado com várias melhorias
Imagem: divulgação

Do mesmo modo, aprimoraram o Batch Queue Manager. Assim, melhora a maneira como os itens removíveis são renomeados durante o processamento. Por outro lado, também há mudanças na ferramenta Batch Rename para itens em coleções, bem como a estabilidade geral e a velocidade do banco de dados para estágios de coleta de verificação mais rápidos na inicialização e melhor suporte para KDE Plasma/Baloo.

A funcionalidade de pesquisa também foi aprimorada para permitir que você pesquise campos de autor ou criador, legenda e título vazio. Além disso, a pesquisa avançada agora oferece novas opções para buscar imagens em um mês específico ou dia do mês, independente do ano. Tal como acontece com todos os novos lançamentos do digiKam, o suporte para modelos e formatos de câmeras está sempre atualizado.

O digiKam 7.2 oferece suporte para arquivos CR3 e RAF compactados com perdas, arquivos DNG de ponto flutuante de 16, 24 ou 32 bits descompactados, desinfla arquivos DNG listrados compactados, bem como extração de visualização XMP e HEIF de arquivos CR3.

Além disso, agora é compatível com as seguintes câmeras e dispositivos:

FujiFilm X-S10, Hasselblad CFV II 50C, Leica M10-R, Q2 Monochrom, S3 e SL2-S, Canon EOS R5, EOS R6, EOS 850D e EOS- 1D X Mark III, Nikon Z 5, Z 6 II e Z 7 II, Olympus E-M10 Mark IV, Zeiss ZX1, Sony A7C e A7S III, Panasonic DC-G100, G110 e DC-S5, bem como iPhone 12 Max e Max Pro.

Por último, o digiKam agora permite:

  • salvar informações de GPS nos metadados de sua imagem e oferece melhor suporte para arquivos GPX;
  • oferece suporte de metadados aprimorado;
  • atualiza os plug-ins Slideshow e Apresentação;
  • e introduz suporte CCache em seu código para tornar a compilação mais rápida.

Do mesmo modo, existem inúmeras outras alterações menores e incontáveis ??correções de bugs para tornar o digiKam mais estável e confiável ao gerenciar sua coleção de fotos.

Verifique as notas de lançamento completas para obter mais detalhes. O digiKam 7.2 está disponível para download no Linux como um binário universal AppImage que pode ser executado em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux. O binário AppImage agora vem com uma nova ferramenta que verifica automaticamente e baixa novas versões, seguindo fluxos de trabalho estáveis ??ou de desenvolvimento.

9to5 Linux

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

4MLinux 36.0 aprimora suporte exFAT e ganha novos aplicativos

4MLinux 36.0 aprimora suporte exFAT e ganha novos aplicativos

netflix-lancara-novos-titulos-de-anime-em-2021

Netflix lançará novos títulos de anime em 2021