in

Aplicativos do GNOME 3.38 devem ter grandes melhorias para Ubuntu 20.10

Estreia deve ser em outubro.

GNOME 3.37.2 lançado

Há muita coisa sendo preparada pelos desenvolvedores do GNOME que fazem grandes melhorias em  aplicativos. As alterações do GNOME Shell afetam principalmente a tela “Aplicativos”, as pastas de aplicativos e o código associado/underlying.  São mudanças profundas nos aplicativos que só serão de fato usadas a partir de outubro com a chegada do GNOME 3.38 no novíssimo Ubuntu 20.10, a menos que alguma nova tragédia impeça isso de acontecer.

Aplicativos para o GNOME 3.38 devem ter grandes melhorias para Ubuntu 20.10

Até agora, nada pode ser tomado como definitivo pois o trabalho ainda está em andamento e pode sofrer alterações até a estreia final.

Primeiro: a tela Aplicativos solta o botão “Frequentes que fica na parte inferior da grade. A grade de aplicativos agora é apenas um painel de rolagem vertical de ícones de aplicativos, organizados em ordem alfabética por padrão.

Em segundo lugar, a tela do aplicativo é alimentada por um novo gerenciador de layout. Embora seja uma mudança técnica (ou seja, novo código), abre caminho para uma experiência do usuário final mais fluida e previsível, além de alguns novos recursos.

Por exemplo, cada ‘página’ no iniciador exibe um número fixo de itens – 24. O arranjo exato de linhas e colunas por página varia dependendo do tamanho da tela em uso.

Portanto, se você tiver uma tela grande, verá mais ícones em linhas quando abrir a tela Aplicativos, e se tiver uma tela menor, verá mais ícones nas colunas:

Desenvolvedores fazem grandes melhorias nos aplicativos para o GNOME 3.38 que deve estrear com Ubuntu 20.10

As margens acima e abaixo da área real da “grade” agora aparecem com mais destaque. O tamanho dos ícones de aplicativos também é dimensionado para caber no espaço disponível.

Por fim, se você fizer uso pesado de pastas personalizadas no GNOME Shell – um recurso introduzido no GNOME 3.34- , também haverá alterações (provisórias) a serem observadas.

Como na tela principal, as pastas de aplicativos agora aderem a uma grade 3×3 e recebem suporte para paginação de pastas de aplicativos, conforme demonstrado em vídeo.

O vídeo também mostra que as mudanças feitas pelos desenvolvedores do GNOME estão revisitando a capacidade de reposicionar ícones e pastas de aplicativos na grade com base em qualquer critério aleatório que você deseja.

Assim, deve oferecer suporte à reordenação personalizada em pastas também. Portanto, é esperar para ver o que ocorre em relação aos aplicativos no GNOME 3.38.

 

OMG Ubuntu

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Linus Torvalds chama de estúpido patch da AWS para Linux que corrige falha da Intel

Linus Torvalds chama de estúpido patch da AWS para Linux que corrige falha da Intel

como-instalar-o-linux-kernel-5-7-ubuntu-kernel-no-ubuntu-linux-mint-e-derivados-utilizando-pacotes-oficiais-deb-canonical-8

Como instalar o Linux Kernel 5.7 (Ubuntu Kernel) no Ubuntu, Linux Mint e derivados! Utilizando pacotes oficiais .deb Canonical!