O criador do Python, Guido van Rossum, e alguns desenvolvedores Python esperam que os aplicativos escritos em Python possam um dia ser executados nativamente em dispositivos iOS e Android. Isso pode acontecer graças ao BeeWare, um projeto de código aberto liderado por Russell Keith-Magee. Ele está portando o CPython para Android, para que os aplicativos escritos em Python possam ser executados nativamente no Android.
Aplicativos Python poderão ser executados no Android
Em fevereiro, Keith-Magee anunciou o primeiro grande marco do Android para o projeto, após a execução de um aplicativo Python ‘puro’ em um dispositivo Android.
O BeeWare tem como objetivo permitir que os desenvolvedores escrevam aplicativos em Python e executem esse código em qualquer lugar usando widgets da interface do usuário. Ele quer ajudar os desenvolvedores a escrever aplicativos Python usando a mesma base de código em execução no iOS, Android, Windows, macOS, Linux, navegadores e tvOS.
O CPython é a implementação de referência da linguagem Python de código aberto usada por outras implementações, como Jython, que é escrita em Java (que depende de uma Java Virtual Machine, ou JVM). Mas o Python não é feito para dispositivos móveis da maneira que tem sido para sistemas de desktop.
Para solucionar esse problema, no ano passado, a Python Software Foundation concedeu ao projeto BeeWare US$ 50.000 para elevar seu nível de suporte ao Android ao nível de suas ferramentas para iOS. A porta Android do CPython precisaria suportar o hardware Android mais moderno, executando a versão 4.4 ou posterior.
A Jesse Jiryu Davis, engenheira do MongoDB e colaboradora do Python, disse:
A estratégia Android do BeeWare era compilar Python para Java bytecode, mas agora os dispositivos Android são rápidos o suficiente e o kernel do Android é permissivo o suficiente para rodar o próprio CPython.
Davis disse que um grande obstáculo era o tamanho dos aplicativos Android escritos em Python; eles exigem sua própria cópia do runtime do Python, o que significa que o Python precisava ser reduzido para dispositivos móveis.
Davis explica:
Para programadores regulares de Python, o ambiente móvel é um planeta alienígena.
Não há financiamento corporativo para o Python no celular
De acordo com Ned Deily, desenvolvedor de Python da PSF, fornecer suporte móvel exigirá mais dinheiro e pessoas do que muitas outras iniciativas Python.
Além disso, Davis observa que o Python tem um problema:
Não há financiamento corporativo para o Python no celular porque o Python não suporta dispositivos móveis; portanto, ninguém que quer o Python móvel está motivado a financiar isto.
Fonte: ZDNET