in

Aplicativos são removidos pelo Google por espionar aparelhos de usuários!

O Google parece que esta de olho em tudo e o tempo todo, agora descobriu que alguns aplicativos estavam espionando os usuários, ou melhor, seus aparelhos!

Aplicativos sao removidos pelo Google por espionar aparelhos de usuarios

Alguns aplicativos, exatos 7, estavam espionando os aparelhos de usuários Android. Os aplicativos estavam presentes na Play Store e possuem origem russa. O rastreamento ocorria em tempo real e enviavam as informações obtidas ilegalmente para o e-mail do “stalkeador”, a descoberta foi feita pelo Avast. Talvez seja hora de melhorar a segurança do Android.

Os 7 aplicativos juntos somam cerca de 130 mil downloads, mas o número pode ter sido bem maior se alguns dos milhares de usuários tiverem realizado o download a partir de outras plataformas de Apps Android, além do Play Store.

Os aplicativos removidos pelo Google da Play Store são:

  • SMS Tracker
  • Spy Tracker
  • Employee Work Spy
  • Phone Cell Tracker
  • Mobile Tracking
  • Spy Kids Tracker
  • Track Employees Check Work Phone Online Spy Free.

Ainda segundo o Avast, os stalkeadores eram orientados pelos desenvolvedores dos aplicativos a como instalar outros aplicativos no telefone das vítimas sem deixar nenhum rastro, inclusive foi identificado que até os ícones destes programas espiões eram automaticamente removidos para evitar que os usuários pudessem descobrir que estavam sendo espionados.

  • As informações coletadas eram:
  • Mensagens de texto
  • Localização
  • Contatos
  • Registro de chamadas

Todos estes dados, são considerados extremamente sensíveis, pois podem por em risco o usuário do dispositivo, gerando até mesmo, uma fácil identificação. Com os dados em mãos vários crimes poderiam ter sido cometidos por usuários mal intencionados, mas ainda não houve nenhum registro em torno disso por nenhum usuário dos dispositivos infectados.

Recentemente, muitas pessoas vem recebendo e-mails fraudulentos. Nestes e-mails, é informado a vítima que os cracker possui dados sensíveis como fotos ou conversas íntimas, imagem da câmera e pede valores em criptomoedas para que esses dados não sejam divulgados.

No entanto, é um golpe falso que esta sendo aplicado a desavisados, e que nada tem a ver com esse novo golpe detectado pela Avast como estava sendo cogitado. Por isso, cuide bem dos seus dados, evite produzir conteúdo sensível e o principal, não baixe aplicativos que você não conheça, ou que não possua referência. Cuide-se!

Com informações do Slashgear

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Ubuntu MATE 19.10 Alpha foi lançado

Ubuntu MATE 19.10 Alpha foi lançado

Pango 1.44 está chegando graças ao revival dos desenvolvedores do GNOME

Pango 1.44 está chegando graças ao revival dos desenvolvedores do GNOME