A Apple e sua equipe da App Store conseguiram evitar ais de US$ 2 bilhões (cerca de R$ 9,88 bi) em transações marcadas como potencialmente fraudulentas e bloqueou. Além disso, a Apple bloqueou quase 1,7 milhão de envios de aplicativos por violação de política de privacidade, segurança e conteúdo em 2022.
Como parte de seus esforços contínuos para evitar fraudes em contas, a empresa também encerrou 428.000 contas de desenvolvedores por atividades potencialmente fraudulentas, desativou 282 milhões de contas de clientes fraudulentas e bloqueou 105 milhões de criações de contas de desenvolvedores por suspeita de atividades fraudulentas.
Apple bloqueia aplicativos por problemas de segurança e privacidade
A equipe da App Store também protegeu os usuários da Apple de centenas de milhares de aplicativos inseguros no ano passado, rejeitando quase 400.000 aplicativos por violações de privacidade, como tentar coletar os dados pessoais do usuário sem seu consentimento ou conhecimento.
Outros 153.000 foram rejeitados por enganar os usuários e serem imitadores de aplicativos já enviados, enquanto cerca de 29.000 tiveram a entrada negada na App Store por usar recursos não documentados ou ocultos.
Em mais de um caso este ano, o App Review detectou aplicativos usando código malicioso com potencial para roubar credenciais de usuários de serviços de terceiros. Em outros casos, a equipe do App Review identificou vários aplicativos que se disfarçavam como plataformas inócuas de gerenciamento financeiro, mas tinha a capacidade de se transformar em outro aplicativo.
Quase 24.000 aplicativos foram bloqueados ou removidos da App Store por violações de iscas e trocas como essas em 2022.
A Apple acrescentou que a equipe de revisão de aplicativos da App Store examina uma média de mais de 100.000 envios de aplicativos semanalmente, com aproximadamente 90% deles sob revisão em 24 horas.
Fraude de pagamento na App Store em 2022
Com o bloqueio de transações fraudulentas no valor recorde de US$ 2,09 bilhões no ano passado, a Apple também diz que proibiu cerca de 714.000 contas fraudulentas de realizar transações novamente. Ela também impediu que aproximadamente 3,9 milhões de cartões de crédito roubados fossem usados para fazer compras fraudulentas na App Store.
A Apple leva a fraude de cartão de crédito extremamente a sério e continua comprometida em proteger a App Store e seus usuários desse tipo de estresse.
Por exemplo, com o Apple Pay, os números de cartão de crédito nunca são compartilhados com os comerciantes, eliminando assim um fator de risco no processo de transação de pagamento.
Por último, a Apple removeu mais de 147 milhões de avaliações fraudulentas da App Store em 2022, depois de processar mais de 1 bilhão para detectar as fraudulentas. A Apple diz que a App Store tem mais de 650 milhões de usuários semanais médios em todo o mundo e oferece uma plataforma global de distribuição de aplicativos para mais de 36 milhões de desenvolvedores registrados.