Três alternativas gratuitas ao Apple Photos para o Linux!

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura
Imagem: App Store

Quando o assunto é aplicativo de fotos, o Google e a Apple são empresas que se destacam, com seus Google Fotos e Apple Photos, respectivamente. Além dessas, outras empresas também se destacam, como a própria Microsoft, por exemplo. Mas, os aplicativos dessas empresas nem sempre são gratuitos, pelo menos não se o seu volume de fotos for muito grande. Que tal alternativas a um deles, o Apple Photos, por exemplo? Neste post, você conhecerá três excelentes aplicativos, alternativas gratuitas e de código aberto ao Apple Photos da Apple, para usar em seu Linux.

Todos sabemos que há muitas coisas para se admirar no hardware e software da Apple. A verdade é que os aplicativos da Apple têm uma excelente aparência e com o Apple Photos não é diferente. “A empresa projeta seu próprio hardware e software. Isso lhes dá o poder de criar um sistema operacional e um conjunto de aplicativos feitos sob medida e otimizados para seu hardware”.

Focando no Apple Photos, esse aplicativo é voltado para o gerenciamento e edição de fotos. Ele permite que você organize sua coleção em álbuns ou mantenha suas fotos organizadas automaticamente com álbuns inteligentes, por exemplo. Se você precisa de uma alternativa ao Apple Photos para usar no seu Linux, te damos três:

DigiKam

conheca-excelentes-alternativas-gratuitas-ao-corel-aftershot-pro
Imagem: DigiKam

A primeira alternativa que trazemos, é o DigiKam, um aplicativo avançado de gerenciamento de fotos digitais para o K Desktop Environment (KDE). Este aplicativo, basicamente, facilita a importação e organização de fotos digitais. Uma ferramenta similar à da Apple.

No DigiKam a organização depende apenas de você. As fotos podem ser organizadas em álbuns cronologicamente, por layout de diretório ou por coleções personalizadas. Você escolhe como quer suas imagens organizadas.

Piwigo, mais uma alternativa ao Apple Photos

apple-photos-conheca-tres-alternativas-gratuitas-para-o-linux
Imagem: Tecmint

Nossa segunda opção de software para usar no Linux, é o Piwigo, um software de galeria de fotos de código aberto para a web que vem com recursos poderosos para publicar e gerenciar sua coleção de fotos.

Estamos falando de uma ferramenta projetada para ser rápida e flexível. Essa, sem dúvidas é uma grande alternativa ao app de fotos da Apple, que vai te ser muito útil no Linux.

Darktable

apple-photos-conheca-tres-alternativas-gratuitas-para-o-linux
Imagem: Wikipédia

A terceira ferramenta gratuita e de código totalmente aberto é o Darktable, um aplicativo de fluxo de trabalho de fotografia de código aberto e desenvolvedor raw. Um software que gerencia suas fotos digitais em um banco de dados e permite que você os visualize por meio de uma mesa de luz com zoom. Além disso, o Darktable também permite que você desenvolva imagens brutas e as aprimore.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.