Apple, Visa e Mastercard citadas em uma nova ação coletiva antitruste

Como parte do acordo das empresas, Visa e Mastercard “pagaram à Apple uma parte das taxas de transação” para pagamentos feitos usando o Apple Pay

Apple, Visa e Mastercard foram citadas em uma nova ação coletiva antitruste. As três empresas estão sendo acusadas de conspirarem para sufocar a concorrência por serviços de cartões de pagamento em pontos de venda.

Conforme relatado pelo Reuters (Via: 9to5Mac), o processo alega que isso levou os comerciantes a pagarem “taxas artificialmente mais altas para transações de crédito e débito”. A ação, que foi movida na quinta-feira da semana passada, diz que a Apple “celebrou acordos ilegais” com Visa e Mastercard para “abster-se de competir com as duas empresas de cartão de crédito”.

Ação coletiva é movida contra Apple, Visa e Mastercard

Como parte do acordo das empresas, Visa e Mastercard “pagaram à Apple uma parte das taxas de transação” para pagamentos feitos usando o Apple Pay em suas respectivas redes. Ao chegar a este acordo, o processo alega que a Visa e a Mastercard pagam à Apple um “suborno em dinheiro muito grande e contínuo”.

Este acordo elimina qualquer incentivo para a Apple investir na criação de sua própria rede de pagamento, o que aumentaria a concorrência e potencialmente levaria a taxas mais baixas de processamento de cartões de crédito e débito para os comerciantes.

Ainda de acordo com a ação, a Apple proíbe outras empresas de acessar o chip NFC do iPhone para transações de pagamento sem contato. Isso significa que o Apple Pay é a única plataforma de carteira móvel disponível no iPhone.

A Ação

A ação alega:

A Apple chegou a acordos com a Visa e depois com a Mastercard para não usar o iPhone para estabelecer sua própria rede independente de pagamentos de transações em POS. Em vez disso, Apple, Visa e Mastercard concordaram em executar transações Apple Pay nas redes de pagamento de transações POS da Entrenched Networks. Com base em informações e crenças, a Apple concordou com a Entrenched Networks em proteger sua divisão de mercado da concorrência, bloqueando o acesso de terceiros a determinados hardwares no iPhone, ou seja, o “Elemento Seguro” do iPhone, que esses terceiros poderiam ter usado para estabelecer serviços baseados em dispositivos móveis. soluções de pagamento que competiam com as Entrinched Networks.

Em troca, a Entrenched Networks concordou que a Apple receberia uma parte das taxas geradas através dos respectivos sistemas de pagamento de transações POS da Entrenched Networks.

No início desta semana, foi relatado que a Apple se ofereceu para abrir o sistema Apple Pay NFC no iPhone para outras empresas, em resposta às investigações antitruste em andamento na União Europeia. Se isso realmente acontecerá, e se as mudanças também serão aplicadas nos Estados Unidos, ainda não se sabe.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile