Apple adiciona oficialmente alertas de rastreador indesejado no iOS 17.5

apple-adiciona-oficialmente-alertas-de-rastreador-indesejado-no-ios-17-5
Imagem: TechTimes

Como você já deve estar sabendo, rastreadores semelhantes ao AirTag finalmente chegarão ao Android nas próximas semanas e, antes disso, a Apple finalmente implementou alertas para “rastreadores indesejados” no iOS 17.5.

Apple adiciona alertas de rastreadores no iOS 17.5

A Apple acaba de anunciar o iOS 17.5 que, conforme detalhes do 9to5Mac, traz atualizações para o aplicativo News+ da Apple no iPhone e iPad. Mas a notícia muito maior, pelo menos da perspectiva do Android, é que o iOS 17.5 finalmente vê a Apple implementar os alertas de “rastreador indesejado” com base nas especificações da indústria para “Detecting Unwanted Location Trackers” (DULT), que está pronto desde dezembro de 2023.

Com o iOS 17.5, os usuários de iPhone e iPad agora receberão alertas informando que um “[Item] foi encontrado movendo-se com você”. Os alertas funcionarão com AirTags e outros acessórios Find My, mas também com qualquer rastreador Bluetooth que use o padrão DULT. Isso inclui todos os rastreadores anunciados para a rede Encontre Meu Dispositivo do Android.

A Apple explica que com esse novo recurso, os usuários agora receberão um alerta “[Item] encontrado em movimento com você” em seus dispositivos se um dispositivo de rastreamento Bluetooth desconhecido for visto se movendo com eles ao longo do tempo, independentemente da plataforma com a qual o dispositivo está emparelhado.

Se um usuário receber esse alerta em seu dispositivo iOS, isso significa que o AirTag, o acessório Find My ou outro rastreador Bluetooth compatível com as especificações do setor de outra pessoa está se movendo com ele. É possível que o rastreador esteja anexado a um item emprestado pelo usuário, mas se não estiver, o iPhone pode visualizar o identificador do rastreador, fazer com que o rastreador reproduza um som para ajudar a localizá-lo e acessar instruções para desativá-lo.

apple-adiciona-oficialmente-alertas-de-rastreador-indesejado-no-ios-17-5
Imagem: 9to5Google

O Google segue o caminho

O Google também implementou as mesmas proteções em todos os dispositivos Android com Android 6.0 e mais recente. O Google lançou essa funcionalidade pela primeira vez em meados de 2023 com AirTags em mente e, desde então, foi atualizado para funcionar com o padrão DULT.

Enquanto isso, rastreadores semelhantes ao AirTag para Android devem começar a ser enviados aos clientes em 27 de maio, com mais novidades nas semanas seguintes. Chipolo e Pebblebee anunciaram pela primeira vez seus rastreadores compatíveis com Encontre Meu Dispositivo para usuários do Android em 2023, antes que o Google optasse por adiar o lançamento da rede até que o padrão da indústria estivesse pronto para evitar preocupações com a privacidade, com os rastreadores sendo usados em usuários do iPhone sem saber de sua presença.

Atualmente, o Google está lançando a rede Encontre Meu Dispositivo para todos os usuários do Android.