Nova tecnologia

Apple pode escolher tecnologia de tela dobrável da Samsung para seu Vision Pro acessível

Apple considera substituir o atual display OLEDoS do Vision Pro por uma tecnologia mais acessível para seu próximo headset, com a Samsung como potencial fornecedora.

Imagem da logomarca Apple Vision Pro

Apple está em busca de novas soluções para criar uma versão acessível do seu headset Vision Pro, e aparentemente a espera será longa. Com previsão de lançamento apenas após 2027, a empresa vem analisando alternativas para reduzir custos, especialmente no que diz respeito ao tipo de display. De acordo com o TheElec, a Apple considera substituir o atual painel OLED em silício (OLEDoS) de alta densidade fornecido pela Sony, que conta com impressionantes 3.391 ppi, por outras tecnologias que permitam alcançar um preço mais competitivo.

Possível parceria com a Samsung

Imagem de mulher usando um Apple Vision Pro

Entre as opções estudadas, destaca-se a tecnologia W-OLED+CF, que utiliza uma base de OLED branco combinada com um filtro de cor para gerar os tons vermelho, verde e azul. Esse tipo de display é construído sobre uma placa de vidro, em vez de silício, o que reduz o custo. No entanto, existem duas abordagens para aplicar o filtro de cor: uma delas usa uma segunda folha de vidro, o que aumenta a espessura, enquanto a outra aplica o filtro na camada de Encapsulamento de Filme Fino (TFE) na primeira folha, eliminando a necessidade de um segundo vidro.

A Apple está inclinada a adotar essa última abordagem, que já é utilizada pela Samsung em suas telas dobráveis. Com isso, a Samsung se torna uma forte candidata para fornecer os displays para a versão mais acessível do Vision Pro.

Apesar de ser uma opção promissora, essa solução apresenta desafios. Mesmo com a densidade de pixels reduzida pela metade para 1.500 ppi em relação ao Vision Pro original, isso ainda está bem acima da densidade dos displays dobráveis atuais. Para se ter uma ideia, a tela de maior densidade na linha Galaxy Z, o Flip6, possui 426 ppi – cerca de um terço da densidade necessária para o headset da Apple. Enquanto a tecnologia de telas móveis típicas possui entre 400 e 500 ppi, a Samsung Display precisará desenvolver painéis de maior densidade para atender ao projeto do novo Vision Pro.