Aplicativos iPad

Apps de lojas de terceiros para iPad podem ser vendidos na UE a partir de 16 de setembro

Imagem co iPad Mini 7

A Apple acaba de anunciar que os aplicativos para iPad podem ser vendidos por meio de lojas de aplicativos de terceiros na UE (União Europeia) a partir de 16 de setembro, próxima segunda-feira.

Apps de lojas de terceiros para iPad na UE

Segue-se a introdução de uma loja de aplicativos alternativa para iPhones dentro do bloco, e agora há cinco delas disponíveis. Isso, graças as leis da União Europeia.

A legislação antitruste da Lei de Mercados Digitais (DMA) da Europa designou diversas empresas de tecnologia como “guardiãs”, o que significa que elas são poderosas o suficiente para usar seu domínio de mercado para bloquear a concorrência.

Imagem de iPad com apps na tela

A Apple foi designada como gatekeeper em parte porque tinha o monopólio sobre a venda de aplicativos para iPhone, e foi informada de que deveria permitir que as pessoas comprassem e vendessem aplicativos para iPhone fora de sua própria App Store.

A empresa obedeceu, e agora há cinco lojas de aplicativos alternativas para aplicativos para iPhone. Bom, a empresa não queria ficar de fora do mercado e precisou acatar a decisão da UE.

Lojas de aplicativos de terceiros para iPad

O iPad é um mercado menor, mas a UE disse que havia um efeito de bloqueio suficiente para incluí-lo. A Apple disse aos desenvolvedores que as diretrizes de revisão de aplicativos que permitem vendas de aplicativos iOS de terceiros agora incluem o iPadOS.

A partir de 16 de setembro:

  • Usuários na UE podem baixar aplicativos do iPadOS na App Store e por meio de distribuição alternativa. Conforme mencionado em maio, se você tiver entrado no Alternative Terms Addendum for Apps in the EU, as primeiras instalações anuais do iPadOS começarão a acumular e a menor taxa de comissão da App Store será aplicada.
  • Mecanismos de navegador alternativos podem ser usados em aplicativos do iPadOS.

A referência à autenticação em cartório ocorre porque a Apple ainda precisa revisar e aprovar aplicativos para fins de segurança antes que eles possam ser vendidos em outras lojas de aplicativos.

App Store

A App Store é um serviço de distribuição digital de aplicativos móveis desenvolvido e operado pela Apple Inc. Ela é a loja oficial de aplicativos para o sistema operacional iOS e iPadOS da Apple. A loja permite que os usuários naveguem e baixem aplicativos desenvolvidos com o kit de desenvolvimento de software para iOS. Os aplicativos podem ser baixados no smartphone iPhone, no tablet iPad e no iPod Touch. Alguns aplicativos podem ser transferidos para o smartwatch Apple Watch ou para uma Apple TV de 4ª geração ou modelos posteriores.

Agora, usuários da UE têm mais cinco opções de lojas de Apps para os seus iPads e já poderão comprar os apps a partir da próxima segunda-feira.

Via: 9to5Mac