No final de outubro, a Apple revelou os primeiros Macs equipados com o chip M4: os modelos MacBook Pro, iMac e Mac mini. Contudo, a linha de Macs ainda está incompleta, com o MacBook Air, Mac Studio e Mac Pro aguardando atualizações. Entre os desktops restantes, o Mac Studio é o mais popular, embora ainda utilize os chips M2 Max e M2 Ultra, que já estão um pouco ultrapassados. Vamos ver o que a Apple pode trazer de novidade no próximo Mac Studio.
O que esperar do Mac Studio M4: O futuro dos desktops de alto desempenho da Apple
Conectividade mais rápida com Thunderbolt 5
Com o lançamento do Mac mini M4 Pro e dos MacBook Pros de alto desempenho, a Apple trouxe o Thunderbolt 5, que oferece velocidades de até 120 Gb/s – três vezes mais rápido que o Thunderbolt 4. Espera-se que o Mac Studio também seja equipado com portas Thunderbolt 5, o que permitirá transferências de dados ainda mais rápidas e possibilitará o uso de dispositivos externos como armazenamento e hubs de alto desempenho.
A Apple descreve o Thunderbolt 5 como uma solução que melhora a velocidade de transferências, tornando mais eficiente o trabalho de profissionais criativos. Por exemplo, músicos podem agora conectar todos os equipamentos da sua produção com um único cabo, facilitando a configuração do estúdio.
Possível suporte ao Wi-Fi 7
Embora a Apple tenha introduzido o Wi-Fi 7 nos iPhones 16, a nova tecnologia de conectividade sem fio ainda não chegou aos Macs M4. No entanto, é possível que o próximo Mac Studio tenha suporte para Wi-Fi 7, que oferece velocidades de até 46 Gbps, mais de cinco vezes mais rápido que o Wi-Fi 6E. Com a capacidade de operar em canais de 320 MHz e na banda de 6 GHz, o Wi-Fi 7 reduz significativamente a interferência e congestionamento de sinal.
Chips M4 Max e M4 Ultra
O chip M4 Max já está disponível nos novos MacBook Pro e se posiciona como um dos processadores mais rápidos do mercado, com uma CPU de 16 núcleos e uma GPU de 40 núcleos. Isso sugere que o chip M4 Ultra será ainda mais poderoso, com uma CPU de 32 núcleos e uma GPU de 80 núcleos, graças à tecnologia UltraFusion da Apple. Com isso, o Mac Studio com o chip M4 Ultra certamente se destacará como um dos desktops mais rápidos e poderosos disponíveis.
Atualmente, o Mac mini M4 Pro é o desktop mais rápido da Apple, mas assim que o novo Mac Studio for lançado, essa posição deverá ser superada.