Os monitores do Apple Vision Pro usam tecnologia que reduz fadiga ocular e enjoo

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A Apple está investindo bastante na tecnologia do seu novo headset, o VisionPro. Uma patente recém-publicada da empresa descreve como os monitores Vision Pro usam tecnologia projetada para reduzir o enjoo e a fadiga ocular, essencial para que os usuários utilizem o dispositivo por um período de tempo prolongado, por exemplo.

Embora o enjoo seja uma preocupação conhecida com monitores montados na cabeça, um problema de fadiga ocular causado pelas ilusões que eles criam é algo que não se fala muito. No entanto, se a preocupação existe, possivelmente, o problema também foi identificado pela empresa.

Enjoo de movimento com monitores montados na cabeça

A possibilidade de sofrer enjoo é algo que muitas pessoas temem. Este autor, por exemplo, já experimentou isso na prática e a sensação é muito ruim. Claro, o headset utilizado não contava com tanta tecnologia, assim como o Vision Pro. Assim, essa preocupação da Apple pode nos dar um dispositivo em que não tenhamos medo de passar mal ao usá-lo.

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Imagem: Reprodução | 9to5Mac

A Apple disse que a combinação de monitores de alta resolução e latência ultrabaixa foi projetada para minimizar o risco de enjoo. A latência extremamente baixa é alimentada pelo chip R1, que lida com todo o processamento da imagem e reduz o atraso para apenas 12 milissegundos.

Além disso, a Apple tem diretrizes para desenvolvedores sobre como minimizar o desconforto, que advertem contra “movimentos esmagadores” e “encorajar movimentos excessivos” sobre possíveis aplicações de condicionamento físico.

Tensão ocular causada pela ilusão de distância

Mas há outro problema de desconforto que a Apple aborda no Vision Pro, e esse é um fenômeno conhecido como conflito de acomodação de vergência (VAC). Isso porque o cérebro é levado a pensar que um objeto virtual está a alguma distância, quando a realidade, é claro, é que as telas estão muito próximas de seus olhos.

Em condições normais, o sistema visual humano espera que as distâncias de convergência e acomodação coincidam. Ao visualizar a maioria das imagens ou exibições 3D artificiais, as distâncias de vergência e acomodação são incompatíveis. O sistema visual humano não evoluiu para visualizar confortavelmente esses tipos de imagens 3D artificiais, então o VAC pode ser uma sensação muito desagradável para o visualizador.

A patente detectada descreve como o VAC pode ser combatido para reduzir a fadiga ocular. É uma descrição extremamente técnica, mas a essência dela é usar uma combinação de monitores e lentes de forma a mudar a forma como as imagens são percebidas pelo olho. Por exemplo:

O mecanismo de luz inclui uma série de guias de ondas ópticas com grades holográficas ou difrativas que movem a luz das fontes de luz para gerar feixes nos ângulos e posições apropriados para iluminar os espelhos de varredura; a luz é então direcionada para guias de ondas ópticas adicionais com camadas de filme holográfico gravadas com grades de difração para expandir a abertura do projetor e manobrar a luz para as posições de projeção exigidas pelo combinador holográfico.

A patente descreve várias maneiras diferentes de resolver o problema, e ainda não está claro quais delas são implementadas no Vision Pro.

Via: 9to5Mac
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