A Apple é conhecida por sua tecnologia inovadora. Há muito tempo vemos diversas notícias da entrada da empresa na indústria automotiva e se espera que ela traga inovação nesse novo negócio. De acordo com uma entrevista recente à CNBC, Daniel Ives, diretor-gerente da Wedbush Securities e analista de ações experiente com forte foco em tecnologia, a viagem inaugural da Apple na indústria de automóveis provavelmente ocorrerá em 2026 e a empresa pretende mudar a essa indústria.
A análise de Ives lança luz sobre a estratégia da Apple, que normalmente prefere a mudança evolutiva à revolucionária. Essas atualizações incrementais muitas vezes provaram ser a força da empresa, permitindo que ela se mantivesse em meio à concorrência acirrada, bem como conquistando o mercado com sucesso com cada produto lançado. Se a especulação for verdadeira, o primeiro carro da Apple pode seguir uma tendência semelhante.
Apple e a indústria de automóveis
Esta não é a primeira vez que ouvimos falar do projeto da Apple Car chamado Titan, finalmente chegando ao mercado. Os murmúrios começaram em dezembro do ano passado, com um lançamento inicial previsto para 2024. No entanto, esse cronograma foi adiado por dois anos, em grande parte devido ao objetivo inatingível de nível 5 de direção totalmente autônoma.
No entanto, foi sugerido que a versão da tecnologia de direção semiautônoma da Apple poderia superar seus concorrentes, como o Super Cruise da GM. Esperamos que isso realmente aconteça e o primeiro carro da empresa seja surpreeendente.
Com o tempo, a Apple silenciosamente coletou patentes no campo automotivo, sinalizando sua intenção de entrar na corrida. No entanto, as perguntas permanecem. O Apple Car poderá competir com os carros mais modernos já existentes?
Embora a Apple seja uma recém-chegada à indústria automobilística, ela traz uma experiência inquestionável no campo da tecnologia, o que poderia, ironicamente, torná-la um alvo de maior escrutínio. O histórico de sucesso da empresa na criação de software sofisticado pode potencialmente diferenciá-la em um mercado de veículos elétricos, onde os carros têm potência comparável. Ter um bom software no veículo hoje em dia é a diferença entre o sucesso e a decepção total – algo em que a Volkswagen tem muita experiência.
Cenário atual
No cenário atual em que várias empresas de tecnologia como Xiaomi e Foxconn, por exemplo, estão mergulhando no mundo automotivo, é provável que a entrada da Apple agite as coisas. Ives prevê a proficiência da Apple em realidade aumentada e inteligência artificial, criando um ecossistema integrado e interconectado entre casa, carro e trabalho.
A verdade é que, se a Apple mergulhar de cabeça na fabricação de automóveis, ela terá o potencial de redefinir significativamente o setor. A experiência em software da empresa pode ser uma arma secreta, estabelecendo um novo padrão ouro para a interação de software e hardware em veículos. Infelizmente, a espera prevista para esse empreendimento inovador é até 2026, com base nas previsões de Ives.