in

Aprenda a codificar com uma das 10 linguagens de programação mais populares em julho de 2020

Veja as mais usadas e promissoras do mercado para quem deseja conseguir um emprego.

Oferta de emprego para especialistas em Python cai em meio à pandemia

Escolher uma linguagem de programação para trabalhar é um grande dilema, tanto para veteranos quanto para iniciantes no mundo da programação. Afinal, por onde começar ou qual caminho devo seguir daqui pra frente? Uma boa sugestão é aproveitar a onda do mercado, ou seja, aquelas linguagens que poderão trazer um retorno financeiro e profissional. Afinal, vagas existem para quem se interessa pelo assunto. Então, neste post, recomendamos que você aprenda a codificar com uma das 10 linguagens de programação mais populares em julho de 2020.

E é preciso estar antenado com as tendências dominantes, o que as empresas buscam, que habilidades devemos ter. Neste sentido, recentemente, publicamos a lista elaborada pela TIOBE. Este é, portanto, um grande indicador da popularidade das linguagens de programação. Isso porque o TIOBE calcula as classificações analisando dados do Google, Yahoo!, Bing, Wikipedia, Amazon, Baidu e YouTube. Variáveis como o número de desenvolvedores profissionais em todo o mundo, cursos de treinamento e fornecedores de terceiros também foram incluídos nessa lista.

Título de julho de 2020: C vence Java

Aprenda a codificar com uma das 10 linguagens de programação mais populares em julho de 2020

O índice da comunidade de programação TIOBE é atualizado todos os meses e os resultados para julho de 2020 estão aqui. No mês de junho, finalmente conseguimos ver uma alteração nas três principais linguagens de programação mais populares, onde C ultrapassou Java e ganhou a primeira posição.

Enquanto isso, o Python continua a manter sua terceira posição com muito pouco declínio em sua popularidade. No geral, quase não há alterações nos 5 principais linguagens, pois todos mantêm suas posições em relação ao mês anterior e crescem cada vez mais em termos de popularidade a cada mês.

Linguagem de programação R

Mais uma vez, os desenvolvedores estão demonstrando interesse na linguagem de programação R, que é usada principalmente no campo Ciência de Dados. No período de um ano, R subiu 14 posições na lista, passando da 22ª para a 8ª posição. Esta é a posição mais alta que R já obteve no Índice TIOBE. Isso pode ser amplamente atribuído ao crescimento de empregos em ciência de dados e à adoção de R por mais programadores.

Alguns meses atrás, parecia que o Python havia vencido a batalha da programação estatística, mas é claro que a popularidade de R ainda está aumentando no fluxo de fluxo do Python.

A Rust continua a crescer constantemente

Faz quase uma década desde que Rust foi lançado. Agora, Rust finalmente chegou ao top 20 da lista das linguagens de programação mais populares. No mês passado, ocupou a 20ª posição e este mês subiu para a 18ª posição. No entanto, não é uma grande surpresa, pois a Rust já foi escolhida como a linguagem de programação mais amada pelo Stackoverflow nos últimos cinco anos consecutivos.

Isso pode ser atribuído ao fato de o Rust ser uma linguagem de programação do sistema que foi criada da maneira certa. O Rust essencialmente elimina problemas como a segurança da memória de outras linguagens como C/C ++, enquanto é usado estaticamente. Anteriormente, D, Lua e Julia tentavam derrotar C e C ++, mas Rust parece ser o primeiro a chegar realmente perto.

Scratch se recupera

A linguagem de programação Scratch da Apple obteve um crescimento constante nos últimos meses, à medida que consegue subir uma posição a cada vez. Desta vez, o Scratch foi classificado na 17ª posição logo acima do Rust.

Aprenda a codificar com uma das 10 linguagens de programação mais populares em julho de 2020

Aprenda a codificar com uma das 10 linguagens de programação mais populares em julho de 2020

A lista a acima (em imagens) contém as 20 principais linguagens de programação e seu desempenho em comparação com as classificações do ano passado. Agora vamos falar sobre os que conseguiram garantir as 10 melhores posições nesta lista:

1. A boa e velha linguagem de programação C

Como uma das linguagens de programação mais antigas, a C ainda permanece como uma das principais linguagens de programação, graças ao seu recurso de portabilidade e adoção por gigantes da tecnologia, como Microsoft, Oracle e Apple. Pode funcionar com quase todos os sistemas e é altamente adequado para sistemas operacionais e sistemas embarcados.

Como possui um tempo de execução relativamente pequeno, C é a escolha perfeita para manter esses sistemas enxutos. Altamente recomendado para iniciantes, C é essencialmente a linguagem universal de linguagens de programação e deu origem a spinoffs como C ++ e C #, que também são bastante populares.

Oportunidade de carreira:   Desenvolvedor de software, Desenvolvedor de aplicativos, Testador

2. Java – continua a dominar

O Java ainda continua no topo entre as mais populares linguagens de programação nos últimos anos. Segundo os dados da TIOBE, a Java garantiu a primeira e a segunda posições mais do que qualquer outra linguagem por cerca de duas décadas.

Um grande número de empresas de renome usa o Java para desenvolver software e aplicativos. Portanto, se você conhece Java, definitivamente não precisará se esforçar para encontrar um emprego. As principais razões por trás da popularidade são sua portabilidade, escalabilidade e uma grande comunidade de usuários.

Oportunidade de carreira:  desenvolvedor Web, desenvolvedor de aplicativos, programador EJB, desenvolvedor de software, testador etc.

3. Python – em ascensão

Nos últimos 15 anos, houve um crescimento constante na popularidade do Python. Também neste ano, Python teve um aumento significativo no índice e foi considerada uma das linguagens de programação mais populares. Conseguiu garantir uma vaga no top 5 do índice TIOBE nos últimos dois anos.

Como a principal linguagem por trás de algumas das tecnologias mais promissoras, como IA, aprendizado de máquina, Big Data e robótica, o Python acumulou uma enorme base de fãs nos últimos anos. Você ficará surpreso ao saber como é fácil aprender Python. E é por isso que muitos desenvolvedores experientes optam por Python como segunda ou terceira linguagem.

Oportunidade de carreira:  Engenheiro de software, Desenvolvedor de software, Desenvolvedor Web, Engenheiro de garantia de qualidade, Ciência de dados.

4. C ++ continua a dominar

Essa linguagem de programação orientada a objetos foi desenvolvida na década de 1980 e ainda é encontrada em vários sistemas, desde aplicativos da Web para desktop até infraestrutura de servidor. O C ++ ainda permanece em demanda devido à sua flexibilidade, desempenho e vários contextos nos quais você pode usá-lo.

Uma carreira em C ++ geralmente envolveria o desenvolvimento de aplicativos de área de trabalho focados em tarefas com alto desempenho. O domínio do C ++ pode fornecer uma compreensão mais profunda de como as linguagens de programação funcionam e ajudar na aquisição de habilidades de manipulação de memória básica.

Oportunidade de carreira:  Sistemas operacionais e compiladores, Mecanismos de banco de dados, Indústria de jogos, Plataformas financeiras, Sistemas embarcados.

5. C# – Favorito dos desenvolvedores de jogos

O C# é uma linguagem de programação moderna e orientada a objetos, desenvolvida pela Microsoft para rivalizar com Java, que era muito usada pelos desenvolvedores de software de negócios da época. Foi desenvolvido para aplicativos na plataforma Microsoft e precisa da estrutura .NET no Windows para funcionar.

Você pode usar a C# para desenvolver quase tudo, mas é particularmente forte no caso de aplicativos de desktop do Windows e desenvolvimento de jogos. Depois de ver um declínio constante em sua popularidade nos últimos dois anos, o C # finalmente parece ganhar força, pois mudou uma posição para cima este ano, superando a Visual Basic .NET

Oportunidade de carreira: Desenvolvedor de Jogos, Engenheiro de Aplicação

6. Visual Basic .NET

Embora a Visual Basic .NET continue ocupando a sexta posição, como no ano passado, na lista de linguagens de programação mais populares para 2020, há um declínio geral nas classificações da linguagem. É uma das linguagens OOP da Microsoft que combina o poder das classes baseadas no .NET Framework e do ambiente de tempo de execução.

Derivado do VB6, é conhecida pelo desenvolvimento de aplicativos GUI, facilitando as tarefas para programadores e aumentando a produtividade. Para codificadores, o VB .NET oferece uma maneira rápida e fácil de criar aplicativos de desktop para a plataforma Windows, bem como serviços e desenvolvimento web.

Oportunidade de carreira: Engenheiro sênior, Desenvolvedor de software, Engenheiro de DevOps, Engenheiro de automação de controle de qualidade.

7. JavaScript é um elemento essencial

O JavaScript não apenas conseguiu garantir a sétima posição de forma consistente entre as principais linguagens de programação, mas há um ligeiro declínio em suas classificações gerais. Atualmente, todos os desenvolvedores de software usam JavaScript de uma maneira ou de outra. Usado junto com HTML e CSS, é essencial para o desenvolvimento front-end web que cria páginas interativas e exibe conteúdo dinamicamente para os usuários.

Mais de 90% dos sites usam essa linguagem. E, além disso, é uma das linguagens de programação mais amigáveis para os alunos. Portanto, não haverá falta de oportunidades se você dominar o JavaScript. No entanto, você precisará aprender outras linguagens e estruturas de suporte para seguir uma carreira como desenvolvedor front-end para desenvolvimento de desktops, aplicativos móveis ou jogos.

Oportunidade de carreira: Desenvolvedor Web, Desenvolvedor de software, Desenvolvedor de aplicativos, Engenheiro de UI/UX.

8. Programadores R

A demanda por linguagem de programação R e o número de pessoas que a utilizam estão aumentando rapidamente nos últimos anos. Nos últimos meses, ele lutou para encontrar um lugar no top 10. Mas é evidente pelo ranking do TIOBE que o R melhorou significativamente. Subiu nada menos que 13 colocações, passando de 22 para 9 no último ano. Para os cientistas de dados, a linguagem R é a escolha número um para estatísticas, representação gráfica e análise de visualização de dados.

Portanto, ela se transformou em uma ferramenta de Big Data e possui grande utilidade no aprendizado de máquina, além de algumas áreas da computação científica. O escopo e o futuro da programação R parecem bastante promissores. Então, é definitivamente uma opção de carreira estável e lucrativa para pessoas interessadas em ciência de dados.

Oportunidade de carreira: Cientista de dados, Analista de negócios, Engenheiro de Big Data.

9. PHP para Desenvolvimento Web

De acordo com o TIOBE, depois de ser substituído pelo JavaScript e passar para o número oito no índice de linguagens de programação mais popular em 2020 – a PHP se estabilizou. A PHP é usada principalmente no lado do servidor para o desenvolvimento da Web, representando cerca de 80% por cento dos sites na Internet. O Facebook começou sua jornada com o PHP e seu papel no sistema de gerenciamento de conteúdo do WordPress o torna bastante popular.

O PHP oferece várias estruturas, como Laravel e Drupal, para ajudar os desenvolvedores a criar aplicativos mais rapidamente, com mais escalabilidade e robustez. Assim, se você está procurando uma carreira em desenvolvimento web, o PHP não é uma má escolha, para começar.

Oportunidade de carreira: Desenvolvedor Web, Desenvolvedor de aplicativos

10. Swift

Em 2010, a Apple começou a desenvolver uma nova linguagem de programação chamada Swift, que pode rivalizar com o Objective-C em algumas áreas – especificamente no que diz respeito à segurança de tipo, proteção e melhor desempenho no hardware. A Swift é supostamente mais de 2,6x mais rápido que o Objective-C e mais de 8,4x mais rápido que o Python.

E a primeira versão do Swift foi lançada em setembro de 2014. Desde então, o Swift continuou a crescer gradualmente e, com o lançamento do Swift 5.0, a linguagem continua sendo adotada por vários desenvolvedores de iOS e macOS. Agora, Swift é a linguagem oficial da Apple e quem procura uma carreira como desenvolvedor iOS/macOS deve aprender Swift.

Oportunidade de carreira: desenvolvedor de aplicativos iOS, OS X, watchOS e tvOS.

Portanto, se você deseja um emprego como programador/desenvolvedor, aprenda a codificar com uma das 10 linguagens de programação mais populares em julho de 2020.

Fossbytes