Take a fresh look at your lifestyle.

Aprenda a criar animações step-motion com o qStopMotion

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Já pensou em criar uma animação no estilo stop-motion? Neste artigo vamos mostrar como você pode criar animações stepmotion com o qStopMotion, uma aplicação gratuita que permite que os usuários criem, a partir de imagens importadas de uma câmera ou do disco rígido, animações stop-motions.

O qStopMotion chegou à versão 2.4.0 após mais de um ano de desenvolvimento. Vale dizer que o qStopmotion é um fork do stopmotion para Linux com Qt framework e uma interface de usuário redesenhada.

Como disse no início, o qStopMotion é um programa para criar vídeos a  partir de um conjunto de imagens fixas. Podemos usar o nosso dispositivo de vídeo favorito para tirar as imagens, desde que tenhamos um programa capaz de fazê-lo. Nós simplesmente teremos que configurar o qStopMotion para usar o programa em questão. Também é possível fazer o mesmo com a exportação de vídeo. Esta aplicação possui um conjunto de ferramentas que nos ajudarão a criar movimentos suaves e precisos em nossos vídeos.

O programa foi originalmente escrito por Ralf Lange e o fork para Linux foi uma ideia de Bjoen Erik Nilsen e Fredrik Berg Kjoelstad.

Características gerais do qStopMotion 2.4.0

  • Nesta versão, um modo de gravação com linha do tempo foi adicionada. As funcionalidades dos controles também foram melhoradas em relação às versões anteriores.
  • A interface do usuário foi redesenhada. Isso nos permitirá usar os novos controles deslizantes para maior ajuste ao definir os valores desejados.
  • Com esta versão, será possível ter uma melhor gestão de projetos usando cenas, tomadas e exposições. Os projetos serão divididos hierarquicamente. O projeto será dividido em cenas únicas. Essas cenas também serão divididas em diferentes admissões ou tomadas, que, por sua vez, consistem em diferentes imagens ou exposições.
  • Podemos ver imagens direto da camera. Podemos também tirar fotos da WebCam, Digicam ou um camera digital. A camera enviará imagens ao vivo via USB ou FireWire para o computador. Estes são intercalados com o Gstreamer no disco rígido. A partir deste buffer, será de onde você irá obter as imagens para exibi-las. Se o botão de captura for pressionado, a imagem que é exibida é tirada no projeto de animação. Se todas as fotos forem  tiradas e tomadas na ordem correta, um clipe de vídeo com ffmpeg pode ser gerado facilmente. O controle do gstreamer e do ffmpeg é completamente retirado do qStopMotion, portanto os usuários não devem se preocupar com isso.
  • Podemos importar imagens existentes para nossos projetos.
  • O programa nos permitirá exportar o trabalho resultante para diferentes formatos de vídeo.
  • A nova versão do qStopMotion pode ser executada em sistemas operacionais Gnu/Linux e Windows. E provavelmente também em MacOS.
  • O uso de ferramentas externas é minimizado e substituído pela funcionalidade Qt. Mesmo isso continuará a nos permitir editar cada uma das imagens com o Gimp.

Instale o qStopMotion 2.4 no Ubuntu 16.04

Você encontra o pacote de instalação .deb para o Ubuntu 16.04 no repositório oficial, também está disponível uma versão .rpm para Fedora 27 e .deb para Debian 9.3.

Download qStopMotion

Para instalar, você pode executar o arquivo e realizar o processo de instalação através da central de software do Ubuntu ou executar os seguintes comandos:

sudo dpkg -i ~/Downloads/qstopmotion-2.4.0-Ubuntu16.04-amd64.deb
sudo apt -f install

Desinstalar o qStopMotion

Para desinstalar a ferramenta, abra um terminal e execute o comando:

sudo apt remove qstopmotion && sudo apt autoremove

Obtendo ajuda

Você pode consultar o manual  para aprender como utilizar a ferramenta ou se inscrever na lista de e-mail. Caso queira contribuir com o projeto, acesse aqui.

Fonte deste artigo Via
Comentários