Arch Linux Installer agora suporta Hyperland WM e Limine Bootloader

archinstall 2.6 agora está disponível separado /boot e /boot/esp via XBOOTLDR no systemd-boot e particionamento renovado.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O novo instalador do sistema operacional Arch Linux deve apresentar novidades em breve. É que a mais nova versão do Arch Linux Installer agora suporta Hyperland WM e Limine Bootloader.

Após vários meses de trabalho árduo, os desenvolvedores do Arch Linux lançaram hoje o Archinstall 2.6 como a última versão estável do instalador de modo de texto oficial do Arch Linux que traz vários novos recursos e muitas melhorias.

O Archinstall 2.6 está aqui com suporte para o gerenciador de janelas Wayland dinâmico personalizável Hyperland , suporte para o carregador de inicialização multiprotocolo moderno, avançado e portátil Limine e suporte para espelhos personalizados, finalmente permitindo que os usuários adicionem seus espelhos favoritos.

Arch Linux Installer agora suporta Hyperland WM e Limine Bootloader

Outra novidade no Archinstall 2.6 é uma seção de particionamento renovada que foi reescrita, habilitação de /boot e /boot/esp separados via XBOOTLDR no systemd-boot, salvamento mais fácil de arquivos de configuração permitindo o preenchimento de tabulação na entrada do caminho da pasta, bem como suporte para os idiomas estoniano e chinês tradicional.

Obviamente, a nova versão do instalador do Arch Linux também vem com muitas correções de bugs para melhorar o instalador do Arch Linux. Essas correções melhoram o suporte para o perfil i3 WM, adicionam uma dependência de tempo de execução para dmenu, adicionam melhor suporte para o Sway WM, melhoram a criptografia de disco, tornam o PKGBUILD mais gerenciável e adicionam melhorias no Python 3.11.

Alguns problemas de carregamento de importação e configuração também foram corrigidos no Archinstall 2.6, que também corrige a criptografia de senha para ser definida corretamente, adiciona melhor suporte a FIDO2 e instala corretamente o pacote dkms para NVIDIA e NVIDIA-OPEN ao usar kernels Linux personalizados.

Arch Linux Installer agora suporta Hyperland WM e Limine Bootloader

Correções e alterações

Existem muitas outras correções e pequenas alterações incluídas no Archinstall 2.6, que está disponível para download agora mesmo na página GitHub do projeto ou nos repositórios oficiais do Arch Linux. Você também o encontrará pré-instalado por padrão no próximo instantâneo ISO do Arch Linux para agosto de 2023 (2023.08.01).

Os desenvolvedores avisam que esta versão vem com alterações importantes em termos de arquivos de configuração e na camada da API, a fim de limpar a terminologia ruim e também separar a lógica do código e os parâmetros uniformes para funções semelhantes. Certifique-se de ler as notas de versão para obter mais detalhes.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.