Arch Linux Installer Archinstall 2.7 adiciona suporte para imagem unificada do kernel

O instalador deve vir nas próximas versões da distribuição Linux.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

A distribuição Arch Linux e seu Installer Archinstall 2.7 adiciona suporte para imagem unificada do kernel. Esta versão também implementa a capacidade de verificar novas versões do archinstall ao iniciar o instalador do Arch Linux.

O instalador baseado em menu do Arch Linux, archinstall, foi atualizado hoje para a versão 2.7, uma versão principal que adiciona alguns novos recursos e corrige muitos bugs.

Archinstall 2.7 introduz dois recursos importantes: suporte para imagem de kernel unificada (UKI), que é um único executável que pode ser inicializado diretamente do firmware UEFI;

e a capacidade de verificar novas versões do archinstall ao iniciar o instalador do Arch Linux.

Junto com o novo recurso de verificação de versão, o novo instalador do Arch Linux também melhora as informações de erro do usuário. Além disso, ele estende as verificações mypy, adiciona suporte inicial ao idioma hindi e introduz melhor documentação usando CSV para tabelas e reorganizando definições de parâmetros e um layout aprimorado.

Arch Linux Installer Archinstall 2.7 adiciona suporte para imagem unificada do kernel

Além disso, archinstall 2.7 adiciona o pacote nvidia-dkms ao instalar o driver gráfico proprietário da NVIDIA, adiciona um –skip-ntpparâmetro para lidar com “Aguardando a conclusão da sincronização de tempo (systemd-timesyncd.service)” um erro durante a instalação, adiciona a capacidade de lidar com a interrupção do sinal e EOF nos prompts de entrada e simplifica a decodificação do SysCommand.

Arch Linux Installer Archinstall 2.7 adiciona suporte para imagem unificada do kernel

Entre os bugs abordados no archinstall 2.7, há uma correção para informações ausentes para configuração de disco pré-montado, layout de teclado e menus de fuso horário, instalação de inicialização de texto, redefinição no menu de localidades, visualização de senha, alinhamento final GPT, bootloader Limine e análise de pré configuração de disco montada a partir de um arquivo de configuração.

Também foi corrigida a MOUNT_POINTvariável para configuração do disco pré-montado, a linha de comando EFISTUB, bem como erros lógicos nos loops _fetch_lsblk_info()e encrypt(). Além disso, esta versão remove select_language() duplicatas select_kb_layout()e uso supérfluo de partprobe.

Archinstall 2.7 está disponível para download agora na página GitHub do projeto, mas você também poderá instalá-lo a partir dos repositórios Arch Linux caso planeje implantar a distribuição independente de lançamento contínuo em novos computadores.

Além disso, o Archinstall 2.7 também será o instalador padrão no próximo instantâneo ISO do Arch Linux para dezembro de 2023.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.