Arch Linux Installer Archinstall 2.7 adiciona suporte para imagem unificada do kernel

O instalador deve vir nas próximas versões da distribuição Linux.

A distribuição Arch Linux e seu Installer Archinstall 2.7 adiciona suporte para imagem unificada do kernel. Esta versão também implementa a capacidade de verificar novas versões do archinstall ao iniciar o instalador do Arch Linux.

O instalador baseado em menu do Arch Linux, archinstall, foi atualizado hoje para a versão 2.7, uma versão principal que adiciona alguns novos recursos e corrige muitos bugs.

Archinstall 2.7 introduz dois recursos importantes: suporte para imagem de kernel unificada (UKI), que é um único executável que pode ser inicializado diretamente do firmware UEFI;

e a capacidade de verificar novas versões do archinstall ao iniciar o instalador do Arch Linux.

Junto com o novo recurso de verificação de versão, o novo instalador do Arch Linux também melhora as informações de erro do usuário. Além disso, ele estende as verificações mypy, adiciona suporte inicial ao idioma hindi e introduz melhor documentação usando CSV para tabelas e reorganizando definições de parâmetros e um layout aprimorado.

Arch Linux Installer Archinstall 2.7 adiciona suporte para imagem unificada do kernel

Além disso, archinstall 2.7 adiciona o pacote nvidia-dkms ao instalar o driver gráfico proprietário da NVIDIA, adiciona um –skip-ntpparâmetro para lidar com “Aguardando a conclusão da sincronização de tempo (systemd-timesyncd.service)” um erro durante a instalação, adiciona a capacidade de lidar com a interrupção do sinal e EOF nos prompts de entrada e simplifica a decodificação do SysCommand.

Entre os bugs abordados no archinstall 2.7, há uma correção para informações ausentes para configuração de disco pré-montado, layout de teclado e menus de fuso horário, instalação de inicialização de texto, redefinição no menu de localidades, visualização de senha, alinhamento final GPT, bootloader Limine e análise de pré configuração de disco montada a partir de um arquivo de configuração.

Também foi corrigida a MOUNT_POINTvariável para configuração do disco pré-montado, a linha de comando EFISTUB, bem como erros lógicos nos loops _fetch_lsblk_info()e encrypt(). Além disso, esta versão remove select_language() duplicatas select_kb_layout()e uso supérfluo de partprobe.

Archinstall 2.7 está disponível para download agora na página GitHub do projeto, mas você também poderá instalá-lo a partir dos repositórios Arch Linux caso planeje implantar a distribuição independente de lançamento contínuo em novos computadores.

Além disso, o Archinstall 2.7 também será o instalador padrão no próximo instantâneo ISO do Arch Linux para dezembro de 2023.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile