Mozilla Firefox 121 vai ativar suporte Wayland por padrão no Linux

A Mozilla planeja lançar o Firefox 121 em 19 de dezembro de 2023.

A versão 121 do navegador Mozilla Firefox para ativar suporte Wayland por padrão no Linux. O próximo lançamento do Firefox também promete permitir que os usuários sublinhem links em sites.

Com o lançamento do Firefox 120 atingindo os repositórios de software estáveis de várias distribuições populares do GNU/Linux, a Mozilla promoveu agora o lançamento do Firefox 121 para a mudança beta para testes públicos, então é hora de dar uma olhada nos novos recursos e melhorias.

Como estamos nos preparando para o ano do desktop Wayland, o Firefox 121 promete boas notícias para usuários Linux ao habilitar o suporte Wayland por padrão em vez do XWayland. Essa mudança permitirá suporte para gestos de touchpad/touchscreen, configurações de DPI por monitor, melhor desempenho gráfico e muito mais.

No entanto, a Mozilla observa o fato de que, devido às limitações atuais do protocolo Wayland, o Firefox exigirá uma interação extra do usuário ou um ajuste no shell, ou no ambiente de desktop para janelas Picture-in-Picture, recomendando que os usuários do GNOME usem o PiP na parte superior e o KDE. Os usuários do Plasma definem uma regra de janela especial nas configurações.

Mozilla Firefox 121 vai ativar suporte Wayland por padrão no Linux

Também para usuários Linux, a Mozilla agora cria pacotes DEB junto com o pacote binário para Firefox, permitindo que usuários Ubuntu/Debian instalem a versão mais recente do navegador de código aberto em seus sistemas. A Mozilla anunciou recentemente seu próprio repositório de pacotes DEB para Firefox Nightly, então podemos ver isso migrado para compilações estáveis com o próximo lançamento do Firefox.

Fora isso, o próximo lançamento do Firefox promete permitir aos usuários sublinhar links em sites. Segundo a Mozilla, esse recurso pode ser útil para pessoas com acromatopsia. Além disso, o recurso Cookie Banner Blocker parece estar habilitado em outros países e o recurso Ações Rápidas na Barra de Endereços está novamente presente em versões beta.

Para desenvolvedores web, o Firefox 121 promete um Firefox Debugger aprimorado que introduz uma nova opção para desabilitar a debugger; palavra-chave na página atual, adiciona suporte para palavras-chave hanginge each-lineà propriedade CSS text-indent e adiciona suporte para text-wrap: balancemelhorar a aparência de textos curtos e blocos de texto com várias linhas.

Além disso, o Firefox 121 finalmente adicionará suporte para o :has()seletor, adicionará suporte para eliminação de chamada final na linguagem WebAssembly para melhorar o suporte para linguagens funcionais e adicionará suporte para iframes de carregamento lento (<iframe loading=lazy>).

A Mozilla planeja lançar o Firefox 121 em 19 de dezembro de 2023. Até então, você pode baixar a versão beta mais recente do Firefox 121 do site oficial se quiser testar os novos recursos, mas lembre-se de não fazer um test drive. versão de pré-lançamento para trabalho de produção.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile