in

ArchEX Linux agora usa Deepin e LXQt como desktops

Além disso, tem o novo kernel 5.8.

ArchEX Linux agora usa Deepin e LXQt como desktops

Uma nova versão da distro ArchEX está pronta para uso. A informação foi publicada pelo desenvolvedor da distro Arne Exton na página do projeto. O nome já dá todas as dicas principais sobre a distribuição: sim, ela é baseada no Arch Linux. No entanto, a principal novidade é que  agora vem com uma configuração dupla de desktops: Deepin e LXQt. Além disso, possui o o kernel mais recente, a série 5.8.

É mais uma distro para quem quer ter o Arch, sem o trabalho de fazer a instalação. Até o lema é o mesmo: “Keep It Simple Stupid”.

A nova versão do ArchEX Linux vem com Deepin Desktop Environment (DDE) atualizado. Sendo assim, tem o mesmo visual do Deepin 20 Linux. Porém, o Deepin Desktop 15.11 está incluído nesta versão.

ArchEX Linux agora usa Deepin e LXQt como desktops. O que a distro tem de diferente?

ArchEX Linux agora usa Deepin e LXQt como desktops

Ter o ambiente Deepin não é bem uma novidade. Muitas possuem o mesmo.  Entretanto, o ArchEX vem com uma configuração de desktop duplo. Assim, além do Deepin, vem com o ambiente de desktop LXQt 0.15.0. Portanto, dá para escolher um dos dois na hora da instalação. Já o Kernel é o 5.8.8. Porém, é possível atualizar para o kernel Linux 5.8.9 após a instalação. Para isso, use o Calamares 3.2.17, que agora é compatível com qualquer idioma e nem mesmo precisa de um ambiente chroot. Portanto, é muito fácil de instalar o sistema, mesmo para quem nunca mexeu no Arch.

“Finalmente consegui fazer Calamares funcionar sem grandes problemas”, disse Arne Exton. “Calamares 3.2.17 é bastante novo. Esta versão oferece mais controle sobre o processo de instalação e agora você pode usá-la para instalar o ArchEX em qualquer idioma. ”

As novidades não acabam aí. O ArchEX Linux também inclui o poderoso editor de partição GParted.

Outros aplicativos populares instalados por padrão são:

  • o navegador Mozilla Firefox;
  • editor de imagem GIMP;
  • gerenciador de conexão de rede Wicd;
  • e  o Spotify.

O Yaourt – interface gráfica para o gerenciador de pacotes pacman do Arch Linux também está presente. Então, ele pode ser usado para facilitar a instalação de pacotes adicionais.

Download ArchEX Linux 2020

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.