Arm ajuda com AArch64 Rust Linux Kernel Enablement

Confira as novidades da linguagem de programação Rust para Linux.

Claylson Martins
2 minutos de leitura

Grande parte do suporte/infraestrutura da linguagem de programação Rust para o kernel do Linux até agora tem um foco x86_64, embora obviamente o AArch64 também seja um alvo importante. É bom ver os engenheiros da Arm Limited trabalhando no suporte do kernel Rust Linux para AArch64/ARM64.

O desenvolvedor líder do Rust para Linux, Miguel Ojeda, já está carregando um patch para habilitar o suporte do Rust para as compilações do kernel AArch64, enquanto Jamie Cunliffe, da Arm, enviou uma série de patches hoje com mais alguns itens para arrumar a ativação do AArch64 para o código Rust no kernel do Linux .

Os patches habilitam o suporte a Pointer Authentication and Branch Target Identification (PACBTI) como parte dos sinalizadores de compilação Rust para corresponder às opções de linguagem C usadas no kernel para Armv8 e compilações mais recentes. Também há um patch desabilitando os recursos de alvo de ponto flutuante e NEON para evitar o uso dos registradores FP/SIMD.

Arm ajuda com AArch64 Rust Linux Kernel Enablement

Os patches do Arm foram enviados hoje como parte da série de patches “Rust enablement for AArch64” na lista de Rust para Linux.

O trabalho do kernel do Rust para Linux continua progredindo em geral, com mais subsistemas e desenvolvedores de drivers expressando interesse em escrever o futuro código do kernel com o Rust. Aqueles que desejam rastrear o mais recente código de desenvolvimento do kernel Rust para Linux podem fazê-lo através deste repositório GitHub.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.