Wio Terminal D51R – O que esperar desse hardware compatível com Arduíno e tela LCD embutida?A primeira impressão, logo ao desembalar o equipamento, pode-se notar a qualidade do hardware. Por ser compacto, o Wio Terminal D51R não se espera muitos recursos. Porém fui surpreendido com conexões de expansão de hardware, uma porta para cartão SD (até 16Gb) e vários botões de controle.
Primeiramente o hardware do Wio Terminal D51R:
Continuando sobre as conexões, as que pude testar foram apenas (por limitações minhas) a USB e a de Cartões SD. A conexão USB é logicamente uma das principais, pois por ela são gravados os dados no hardware e o mesmo é alimentado.
Antes de continuar, vejamos a descrição do hardware do Wio Terminal D51R no obtida no site do fabricante:
- Um poderoso CPU ARM Cortex-M4F ATSAMD51P19 rodando a 120MHz (podendo chegar a 200MHz);
- 4MB de Flash e 192Kb de RAM;
- Suporte a protocolos SPI, I2C, I2S, ADC, DAC, PWM, UART(Serial);
- Conexão wireless com chip Realtek RTL8720DN Dual Band 2.4Ghz / 5Ghz Wi-Fi (802.11 a/b/g/n);
- Bluetooth 5.0;
- USB OTG com suporte a uma enorme gama de dispositivos (mouse, teclado, Joysticks Xbox / PS, impressoras 3D, dispositivos MIDI, etc);
- Conector padrão GPIO para conexão nativa a um Raspberry;
- Duas portas Grove multifuncionais integradas podem ser usadas para dispositivo digital, analógica, I2C e PWM;
Continuando nas especificações, o suporte a software oferecido é para:
- Arduino;
- MicroPython;
- ArduPy;
- AT Firmware;
- Visual Studio Code;
- CircuitPython;
Integração com Arduíno no Wio Terminal D51R
Inicialmente preciso confessar um ponto importante: eu não sou programador, tenho baixa experiência em Arduíno e isso pode (e foi) limitante nos testes que realizei.
Com base na minha experiência, consequentemente os testes (básicos) que realizei foram com “Arduino IDE” obtida no site oficial e realizada a integração com o módulo baixado no site do fabricante (que não entrarei em detalhes nesse momento).
Em continuação, minhas “aplicações” ocorreram todas com base na documentação do fabricante. Portanto, a execução se deu com êxito. Como eu não tenho nenhum hardware para integração, não pude ir a fundo. Brevemente estarei realizando um teste de integração as Raspberry Pi3B+. Isso não foi possível no momento devido à utilização deste em outra função importante.
Assim como o Wio Terminal D51R, a documentação sobre o mesmo tem uma excelente qualidade e pode ser encontrada para consulta aqui. O site do fabricante conta ainda com uma vasta gama de vídeo tutoriais sobre os mais diversos assuntos relacionados ao Wio Terminal. Nestes vídeo tutoriais pode aprender sobre qualquer tipo de aplicação, por isso, aconselho muito o consumo desse conteúdo.
Minhas impressões:
Como já dito, não sou programador então não posso opinar como um. Porém com mais de duas décadas de experiência em TI me sinto a vontade para opinar em alguns nichos de hardware.
Em todas as aplicações executadas no Wio Terminal D51R obtive sucesso e um desempenho muito satisfatório. O equipamento é simples e prático para utilização e pelo investimento entrega um excelente hardware. Claro que os 192Kb de RAM podem parecer pouco. No entanto, considerando que a leitura e execução das aplicações ocorrem com praticamente nenhum dado permanecendo em RAM, a quantidade dá, sim, conta do recado.
Por ser um dispositivo relativamente novo, precisa-se aprender a manusear para ter um melhor proveito. Outro ponto é que, também por ser novo, podemos ter limitações por alguns suportes ao hardware por exemplo. Em pesquisas realizadas pude verificar vários relatos de incompatibilidade no wireless, mas não o constatei aqui.
Não posso deixar passar o contato magnético que o equipamento tem. Esse simples ponto facilita (e muito) na hora da execução de vários testes, pois assim ele pode se fixar a qualquer superfície metálica.
Impressão final do Wio Terminal D51R:
No geral, é um ótimo dispositivo. Principalmente para os iniciantes na área de Arduíno ou outros software suportados pelo dispositivo. Existe uma infinidade de aplicações para aproveitadar neste pequeno e poderoso dispositivo.
Talvez um usuário mais avançado possa sentir alguma limitação, mas vislumbrando o público alvo deste equipamento, pode ser que essa não seja exatamente a gama que pretende-se alcançar.
Tendo em vista todos os pontos observados, claro que o Wio Terminal D51R é mais que recomendado. Sua infinidade de possibilidades de uso é seu maior ponto forte e seu custo de investimento é muito baixo. Não cheguei a testar, mas em nosso site temos um arquivo sobre 8 projetos da Internet das Coisas usando o Arduino que acredito poderem ser utilizados com o Wio Terminal D51R.
Espero que tenham gostado do Wio Terminal D51R, venham até nosso grupo no Telegram para conversarmos sobre ele. Até a próxima.