in

8 projetos da Internet das Coisas usando o Arduino

Pegue seu Arduino e mãos à obra!

Conheça 8 ótimos projetos da Internet das Coisas usando o Arduino
Arduino Uno. Foto: Reprodução / IoT Tech Trends.

A princípio, se seu hobby é eletrônicos, é provável que você tenha ouvido falar do Arduino. Ele é um computador minúsculo que você pode usar para fazer coisas surpreendentemente complexas. Além disso, o Arduino é usado por trás de um número razoável de projetos da Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês).

Enquanto algumas pessoas usam o Raspberry Pi ou algo ainda mais poderoso, um Arduino ou Arduino Uno pode ser tudo o que você precisa. Assim, reunimos uma lista de projetos de IoT com Arduino que provam que isso é verdade.

A Internet das Coisas e o Arduino

1. Nível de bolha e medidor de alcance

Você recebe dois por um neste projeto, que tira proveito do sensor ultrassônico HC-SR04 para medir distâncias de até quatro metros e atuar como um nível de bolha.

Não é o projeto mais simples do mundo, potencialmente exigindo que você faça seu próprio invólucro de acrílico (a menos que você encontre um já pronto), mas ainda é um excelente exemplo da versatilidade do Arduino. Além disso, a programação também não é muito complicada.

Visite esta página (em inglês) que ajuda a fazer isso.

2. Contador Geiger com tela de toque

Todos nós já vimos isso nos filmes. Dois cientistas vagam pelo desconhecido em um planeta alienígena com um dispositivo portátil, quando de repente ele começa a apitar ameaçadoramente, indicando que os níveis de radiação estão aumentando.

Conheça 8 ótimos projetos da Internet das Coisas usando o Arduino
Contador Geiger com Arduino. Foto: Reprodução / IoT Tech Trends.

Bem, em um mundo ideal, você não está nem perto de um lugar onde esse alarme começaria – indicando um nível aumentado de radiação na área – mas o fato de você poder criar seu próprio contador Geiger usando o Arduino sem muita dificuldade ainda é muito bacana!

Dessa maneira, para obter instruções completas, acesse esta página (em inglês).

3. Conversor de texto em fala

Este é super útil: um sistema TTS (Text-to-Speech; em português: Texto-para-Fala) que permite digitar comandos usando um teclado e depois fazê-lo falar com você usando um alto-falante embutido.

Conheça 8 ótimos projetos da Internet das Coisas usando o Arduino
Crédito: Abhishek Sharma.

Existem algumas etapas para fazer esse projeto, incluindo a conversão de símbolos e números em palavras legíveis para a máquina, a conversão de texto em scripts fonéticos e a conversão em voz falada. Você pode encontrar as instruções completas neste site.

Depois de configurado, você pode usar esse sistema não apenas enquanto digita, mas para que vários softwares de processamento de texto leiam seus documentos para você.

4. Lixeira inteligente

Quando você pensa em dispositivos inteligentes, uma lata de lixo é provavelmente a última coisa em que você pensa. No entanto, é exatamente o que as pessoas da Nevon Projects fizeram. É usado um Arduino para acompanhar quando a lata de lixo precisa ser esvaziada.

Conheça 8 ótimos projetos da Internet das Coisas usando o Arduino
Lata de lixo com Arduino. Foto: Reprodução / IoT Tech Trends.

Embora a maioria das latas de lixo exijam que você pressione uma alavanca para abri-las, isso não é necessário. Esse modelo usa o Arduino para detectar alguém batendo palmas ou um pé no chão e abre automaticamente a tampa.

Essa lata de lixo inteligente usa um Arduino Uno e uma variedade de outros hardwares. Não é o projeto mais simples, mas certamente é útil.

5. Termostato inteligente

Termostatos inteligentes como o Nest estão se tornando cada vez mais populares, mas não são baratos. Se você já possui um Arduino e o espírito do ‘Faça você mesmo!’, pode adicionar um pouco de inteligência ao termostato que já possui.

Conheça 8 ótimos projetos da Internet das Coisas usando o Arduino
Foto: Reprodução / IoT Tech Trends.

Instruções para construir seu próprio termostato estão disponíveis no hub do Projeto Arduino. Além do Arduino MKR1000, você precisará de um sensor de temperatura, um botão de pressão e algumas outras peças de hardware.

Este não é o projeto mais fácil e, como na maioria dos projetos do Arduino, você precisará programar. Ainda assim, a recompensa de saber que você criou seu próprio termostato inteligente valerá o esforço.

6. Alimentador automático de animais

Se você tem animais de estimação famintos e está procurando um lugar para começar a criar projetos de IoT, esse pode ser o seu caso. Com um Arduino Uno, um módulo WiFi, um alto-falante e algumas outras peças de hardware, você pode garantir que seus animais de estimação nunca fiquem sem comida.

Conheça 8 ótimos projetos da Internet das Coisas usando o Arduino
Foto: Reprodução / IoT Tech Trends.

Essa compilação usa um sensor PIR infravermelho para saber quando a tigela está vazia e a preencherá automaticamente. O projeto de exemplo é projetado para cães, mas o post menciona que isso pode ser facilmente adaptado para a maioria dos tipos de animais de estimação. Só não espere que ele alimente o seu peixe.

Existem algumas peças personalizadas que foram impressas em 3D, mas se você for criativo, poderá modelá-las de outra maneira. Esse é um dos projetos da Internet das Coisas mais divertidos e úteis de se fazer com o Arduino.

7. Churrasqueira de carne defumada automática

Você gosta de carne defumada e também adora projetos de IoT? Primeiro de tudo, bom para você. Segundo, conheça seu novo projeto favorito.

Conheça 8 ótimos projetos da Internet das Coisas usando o Arduino
Foto: Reprodução / IoT Tech Trends.

Em um post no site Medium, Kevin Kazmierczak descreve como ele criou um defumador inteligente com uma grade Weber e um Arduino. Além disso, este é um dos projetos mais complexos desta lista, mas Kevin compartilha os processos e o hardware que ele usou, para que você possa seguir com facilidade e criar o seu.

O coração da operação é o Arduino Uno. Logo, se você está preparado para comprar algumas sondas de temperatura e programar, você pode encarar esse projeto.

8. Robô Wall-E alimentado por Arduino

Alguns dos projetos que analisamos até agora foram relativamente simples. Esse não é o caso com este. Nesse caso, o criador do projeto teve como objetivo construir o robô homônimo do filme Wall-E.

Conheça 8 ótimos projetos da Internet das Coisas usando o Arduino
Foto: Reprodução / IoT Tech Trends.

A postagem original está em espanhol. Um Arduino Uno alimenta o projeto. Ele também usa servomotores, LEDs e um módulo Easy VR para concluir a construção.

Por fim, isso está longe de ser uma construção simples e fácil, mas se você está procurando um desafio divertido, encontrou um.

Gostou de conhecer projetos da Internet das Coisas com Arduino?

Neste artigo, você conheceu 8 ótimos projetos da Internet das Coisas usando o Arduino.

Se gostou, não deixe de compartilhar!

Fonte: IoT Tech Trends

Leia também: Relógio gigante de maré funciona com Arduíno

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

Por que não devemos ter medo de robôs assassinos?

Por que não devemos ter medo de robôs assassinos?

Kernel Linux 5.4-rc7 lançado

Linux 5.4-rc3 é lançado