O programa NetworkManager 1.50 bloqueia termos ofensivos nas configurações. O NetworkManager 1.50 foi lançado na quarta-feira como a versão mais recente deste software comumente usado no desktop Linux para gerenciar conexões de rede com e sem fio.
Entre as mudanças a serem encontradas com o NetworkManager 1.50 estão a descontinuação do suporte a “dhclient” em favor de seu próprio cliente DHCP interno, suporte para configuração de interfaces Ethernet virtual (veth) no utilitário nmtui, ndisc agora suporta vários gateways para uma única rede, suporte para configurar a largura do canal WiFi no modo AP e outras alterações. Esta não é a versão mais empolgante do NetworkManager na memória recente, mas ainda tem uma série de mudanças que valem a pena mencionar.
NetworkManager-1.50
Visão geral das mudanças desde
o NetworkManager-1.48 =============================================
- O suporte para “dhclient” foi descontinuado, não foi compilado a menos que explicitamente habilitado e será removido em uma versão futura. O cliente DHCP interno deve ser usado em vez disso e tem sido o padrão desde a versão 1.20 (1.12 quando construído com meson).
- Suporte para correspondência de uma interface de sistema OVS por endereço MAC.
- Adicione uma opção de tempo limite à verificação de conectividade.
- Suporte à configuração de interfaces veth em nmtui.
- Ao procurar o nome do host do sistema a partir da pesquisa reversa de DNS de endereços configurados nas interfaces, o NetworkManager agora leva em consideração o conteúdo de /etc/hosts.
- Reverter para o uso de sysctl ipv6.conf.default para ip6-privacy
- Permitir especificar uma interface OVS do sistema por endereço
MAC * ndisc: Suporta vários gateways para uma única rede - wifi: Suporta a configuração da largura do canal no modo
AP * keyfile: Pare de escrever termos ofensivos em arquivos-chave - Suporte à reaplicação de VLANs em portas de ponte.
- Correção de falha causada por pacote LLDP malformado se o log de depuração estiver habilitado
- Tente novamente a resolução do nome do host quando falhar.
NetworkManager 1.50 bloqueia termos ofensivos nas configurações
Também estava curioso para saber o que o NetworkManager estava fazendo para garantir que termos ofensivos não fossem escritos em arquivos-chave, que é o formato de arquivo para especificar perfis/configurações de conexão. O NetworkManager agora está garantindo que as configurações não apareçam nos dados do arquivo-chave para escravos de conexão automática, mestre, tipo escravo ou lista negra de endereços MAC.
Esses termos de configuração foram descontinuados anteriormente e agora o NetworkManager está dando um passo extra para garantir que esses termos ofensivos não apareçam em nenhum dos dados do arquivo-chave. A Red Hat buscou isso como parte de seus esforços de linguagem consciente antes do RHEL 10 beta. Detalhes dentro deste commit para os interessados.
O NetworkManager 1.50 agora está disponível através do FreeDesktop.org GitLab.