Ação Policial

Polícia holandesa desmantela mercado duplo da dark web "Bohemia/Cannabia"

A polícia da Holanda fechou o mercado duplo da dark web Bohemia/Cannabia, um dos maiores centros de comércio ilegal.

Imagem com lista de mercado dark web

A polícia holandesa anunciou o desmantelamento do Bohemia/Cannabia, uma das principais plataformas da dark web dedicadas à venda de produtos ilegais, drogas e serviços de cibercrime. Essa operação resultou de uma investigação conjunta que envolveu agências de segurança da Irlanda, Reino Unido e Estados Unidos, iniciada no final de 2022.

Fechamento do Bohemia e Cannabia

Em comunicado, a polícia destacou a magnitude da operação: “Realizamos uma investigação em cibercrime relacionada ao extenso mercado da dark web ‘Bohemia/Cannabia’, conhecido por oferecer produtos ilegais, como drogas e serviços de ataques DDoS. Este foi um dos maiores e mais duradouros mercados internacionais da dark web.”

Imagem com lista de mercado dark web
Imagem: Security Affairs

Impactos e Expectativas Futuras

O mercado Bohemia já enfrentava dificuldades antes de seu encerramento em 2023, com usuários desconfiando de um golpe de saída por parte de um desenvolvedor. Em seu auge, o Bohemia registrava cerca de 82 mil anúncios diários e processava aproximadamente 67 mil transações mensais, com um faturamento de 12 milhões de euros apenas em setembro de 2023.

A investigação inicial revelou que cerca de 14 mil transações, totalizando pelo menos 1,7 milhão de euros, ocorreram a partir da Holanda. A polícia já prendeu diversos vendedores holandeses em junho e espera realizar mais prisões.

Um administrador verificado do Bohemia forneceu, em um fórum da dark web, detalhes sobre as interrupções que afetaram o mercado. Em um post, afirmava que um desenvolvedor principal se tornou “desonesto”, retirando pequenas quantias de Bitcoin (BTC) ao longo de um mês. Este incidente, aliado ao aumento recente do preço do Bitcoin, gerou uma situação financeira “extremamente difícil” para o mercado, dificultando os saques.

A polícia identificou e prendeu dois administradores do mercado, um na Holanda e outro na Irlanda, além de apreender dois veículos e 8 milhões de euros em criptomoedas.

Stan Duijf, chefe da unidade de operações da Investigação Nacional e Intervenções, comentou: “Administradores, vendedores e compradores em mercados ilegais frequentemente acreditam que são invisíveis para a polícia. No entanto, as investigações demonstram que a dark web não é tão anônima quanto pensam. Através da cooperação internacional, a credibilidade e confiabilidade desses mercados foram severamente afetadas novamente.”