Notícias

08/10/2021 às 09:00

22 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

As linguagens de programação mais fáceis de aprender

Adicionar linguagens de programação ao seu conjunto de habilidades pode abrir novas oportunidades de carreira ou aumentar seu potencial de ganhos. Mas quais são as linguagens de programação mais fáceis de aprender?

As linguagens de programação mais fáceis de aprender

A codificação pode ser um desafio, principalmente para iniciantes. Novos programadores geralmente se beneficiam de começar com uma linguagem de programação mais fácil que no passado. Porém, ainda ficam muitas dúvidas para quem deseja ingressar nesta profissão. Afinal, que caminho seguir? Que cursos fazer? Qual dá maior retorno profissional e financeiro? São perguntas difíceis de responder, pois dependem também de habilidades e afinidades de cada um. E principalmente, por qual linguagem de programação devo começar? Então, veja quais são as linguagens de programação mais fáceis de aprender, de acordo com alguns sites especializados.


Linguagens de programação dizem aos computadores como fazer tarefas específicas. Linguagens de programação complexas com sintaxe densa e funções complicadas podem desafiar até programadores experientes. Os profissionais de programação que desejam aprender uma nova linguagem podem preferir uma opção mais fácil.

CSS

Profissões que a utilizam: desenvolvedores front-end, desenvolvedores CSS, desenvolvedores full-stack, desenvolvedores de aplicativos móveis, blogueiros, editores de sites.

Por que é fácil de aprender: 

  • CSS estiliza sites, por isso é mais simples do que muitas linguagens de programação.
  • Os alunos podem aprender os fundamentos em questão de semanas.
  • Ao dominar os tipos e propriedades de estilo, os alunos podem usar CSS para construir sites.

CSS determina a aparência de um site. Enquanto o HTML fornece o conteúdo do site, o CSS determina como ele é exibido, incluindo cores, fontes e layouts. Todo site usa CSS. 

Como uma linguagem baseada em regras, a CSS facilita o aprendizado de habilidades básicas, como alterar cores ou tamanho da fonte. Muitos alunos aprendem CSS por conta própria por meio de tutoriais online, livros ou outros recursos de autoaprendizagem. Os bootcamps de desenvolvimento da Web e as aulas universitárias online também ensinam CSS.

Go

Profissões que a utilizam: engenheiros de sistemas, desenvolvedores Go, desenvolvedores de nuvem do Google, engenheiros de software, cientistas de dados

Por que é fácil de aprender:

  • Go tem menos sintaxe do que muitas outras linguagens de programação.
  • Normalmente, os usuários podem dominar a sintaxe e evitar a procura de regras durante a codificação.
  • Os programadores que conhecem outras linguagens, especialmente linguagens C, podem aprender Go rapidamente. 

Uma linguagem de programação desenvolvida pelo Google, Go pode ser usada para infraestrutura, aplicativos em nuvem e outros usos do lado do servidor. Uma linguagem mais simples que C++, a Go fornece código simples e legível para todos os tipos de uso, incluindo ciência de dados, robótica e inteligência artificial. 

Go, às vezes chamado de Golang, prioriza a velocidade. A linguagem torna a automação e a programação do sistema mais simples. É também uma linguagem de código aberto. Os alunos podem aprender Passe por tutoriais autodidatas ou por um bootcamp. 

HTML

Profissões que a utilizam: desenvolvedores front-end, desenvolvedores full-stack, desenvolvedores da web, desenvolvedores de e-mail, blogueiros, editores de sites, desenvolvedores de aplicativos móveis 

Por que é fácil de aprender: 

  • Graças a regras simples, os alunos podem aprender o básico do HTML em horas.
  • HTML não requer uma base teórica forte em programação.
  • A linguagem de programação não mudou muito desde os anos 1990.

HTML, ou linguagem de marcação de hipertexto, informa aos sites como exibir o texto e qual texto mostrar. Usando HTML, os programadores podem criar marcadores, cabeçalhos ou blocos de texto. Eles também podem inserir imagens ou hiperlinks no texto. 

Todos os sites desde meados da década de 1990 usaram HTML, e a linguagem mudou pouco nesse tempo. A maioria dos alunos aprende HTML rapidamente. Muitas pessoas aprendem HTML sozinhas por meio de cursos gratuitos, tutoriais online ou outros recursos. Os bootcamps de desenvolvimento da Web também ensinam HTML. 

JavaScript

Profissões que a utilizam: desenvolvedores da Web, desenvolvedores front-end, desenvolvedores full-stack, engenheiros front-end, desenvolvedores back-end, desenvolvedores JavaScript

Por que é fácil de aprender: 

  • Depois de aprender os fundamentos, os usuários podem começar a construir aplicativos.
  • Os alunos podem testar partes do código facilmente, codificando em um navegador da web.
  • JavaScript compartilha semelhanças com muitas linguagens de programação, tornando-o fácil de aprender para os programadores atuais.

JavaScript torna os sites interativos por meio de recursos como menus suspensos, carrosséis de imagens e aplicativos da web. Antes de meados dos anos 2000, os sites usavam apenas HTML e CSS. Então, o JavaScript abriu novas possibilidades para criar sites dinâmicos e envolventes. 

Embora JavaScript seja mais complexo do que HTML e CSS, seus recursos intuitivos o tornam uma boa primeira linguagem de programação. Os alunos estudam JavaScript por meio de bootcamps ou aulas. Lembre-se de que os bootcamps do Java ensinam Java, não JavaScript.

PHP 

Profissões que a utilizam: desenvolvedores da Web, desenvolvedores de back-end, desenvolvedores full-stack, desenvolvedores de PHP , engenheiros de PHP

Por que é fácil de aprender: 

  • PHP tem uma sintaxe simples em comparação com outras linguagens de programação.
  • Os alunos se beneficiam de muitos recursos para aprender essa linguagem antiga. 
  • Frequentemente, programadores experientes podem aprender PHP rapidamente. 

Muitos sites dependem do PHP para executar funções do lado do servidor. O código PHP pode extrair informações de um banco de dados para exibir em um site ou processar dados de formulários. Ele também pode definir a aparência e o funcionamento dos sites. 

Desenvolvido na década de 1990, o PHP possui uma grande comunidade de usuários experientes. Os alunos também se beneficiam de muitos recursos para estudar PHP, incluindo cursos online, tutoriais na web e bootcamps. No entanto, antes de aprender PHP, certifique-se de dominar HTML e CSS primeiro.

Python

As linguagens de programação mais fáceis de aprender

Profissões que a utilizam:  engenheiros de software, desenvolvedores de software, desenvolvedores Python, engenheiros de garantia de qualidade, desenvolvedores Python full-stack, analistas GIS, cientistas de dados

Por que é fácil de aprender: 

  • Python prioriza a legibilidade, tornando-a mais fácil do que muitas outras linguagens de programação.
  • Como uma linguagem interpretada, os programadores podem testar rapidamente seu código Python e fazer alterações. 
  • A sintaxe do Python depende de comandos simples em inglês.

Uma das linguagens de programação mais populares, Python também está entre as linguagens de programação mais fáceis de aprender. Os codificadores usam Python para criar aplicativos, processar dados e automatizar processos. Também é usado em inteligência artificial e aprendizado de máquina. 

Muitas empresas importantes dependem do Python para análise de dados, jogos interativos e comércio eletrônico. Os bootcamps do Python e uma variedade de cursos on-line do Python ensinam a linguagem a milhares de novos programadores a cada ano.

R

Profissões que a utilizam: desenvolvedores R, programadores R, engenheiros de software, analistas de dados, cientistas de dados, administradores de banco de dados, analistas de visualização de dados

Por que é fácil de aprender: 

  • R tinha a reputação de ser uma linguagem difícil até que novas ferramentas a simplificassem.
  • Pessoas familiarizadas com ciência de dados ou programação podem aprender R com relativa rapidez.
  • R possui muitas ferramentas complementares para simplificar a codificação.

R também pode ser usado para visualizar dados, para aprendizado de máquina e para análise de dados. Pesquisadores em muitos campos, da academia à saúde, usam R para processar números e exibir dados. Uma linguagem de programação poderosa, R pode ter uma curva de aprendizado acentuada por causa de sua sintaxe exclusiva. 

Mas, uma vez que os alunos dominam o R, eles podem usar a linguagem para diversos fins analíticos. Tutoriais online, bootcamps e aulas de programação ensinam a linguagem R.

Ruby

Profissões que a utilizam: programadores Ruby, desenvolvedores de software, engenheiros de software, desenvolvedores Ruby, desenvolvedores da web, desenvolvedores de back-end

Por que é fácil de aprender: 

  • Ruby usa uma sintaxe simples baseada na língua inglesa, tornando-o mais fácil de aprender.
  • Os programadores podem criar funções complexas com pouco código.
  • Um código de fonte aberta, Ruby oferece uma riqueza de recursos para autoaprendizagem.

Muitos sites contam com Ruby para funções de back-end, como armazenamento e salvamento de dados. Os programadores contam com Ruby para operações de backup, aplicativos da web, funções do lado do servidor e até mesmo streaming. Eles normalmente usam o framework Rails para Ruby, também conhecido como Ruby on Rails. 

Ruby prioriza linguagem e código simples. Como o Ruby é de código aberto, os alunos podem aprendê-lo por meio de muitos recursos e tutoriais online gratuitos. Bootcamps e aulas online também ensinam Ruby. 

Como decido quais linguagens de programação aprender?

Qual linguagem de programação você deve aprender? Esteja você estudando sua primeira linguagem de programação ou adicionando uma nova linguagem, as considerações a seguir o ajudarão a decidir qual linguagem aprender.

CONSIDERE SEU NÍVEL DE HABILIDADE ATUAL.

Comece avaliando seu nível de habilidade. Iniciantes sem experiência anterior em codificação podem querer escolher linguagem diferente do que um programador experiente. 

Para iniciantes, linguagens simples como HTML e CSS geralmente fornecem uma introdução fácil à codificação. Muitos iniciantes também classificam a Python entre as linguagens mais fáceis.

Observe que algumas linguagens de programação funcionam melhor em pares. Os alunos devem compreender HTML e CSS antes de aprender JavaScript. Da mesma forma, saber uma linguagem C ajuda as pessoas a estudar Go. 

QUANTO TEMPO VOCÊ TEM?

Considere suas limitações de tempo e disponibilidade ao escolher uma linguagem de programação. A maioria dos alunos pode aprender HTML e CSS em questão de semanas. Linguagens de programação mais complexas, como JavaScript e Ruby, geralmente levam meses. 

Ao avaliar sua linha do tempo, considere também como você planeja aprender. Um bootcamp intensivo requer um grande comprometimento de tempo, enquanto os cursos online individualizados fornecem mais flexibilidade. Um diploma leva mais tempo, mas treina os alunos em várias linguagens de programação.

O QUE VOCÊ USARÁ A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA FAZER?

Muitas carreiras em tecnologia exigem várias linguagens de programação – mas funções diferentes exigem linguagens diferentes. 

Por exemplo, os desenvolvedores front-end da web precisam saber HTML, CSS e JavaScript. 

Os engenheiros de software podem usar Python, Java ou Ruby, dependendo de onde desejam trabalhar e do tipo de trabalho que desejam fazer.

Pese seus objetivos de carreira para decidir qual linguagem de programação vai valer a pena. Se você não tem objetivos de carreira claros, considere escolher uma linguagem versátil como Python. 

Próximas etapas: onde aprender linguagens de programação

Onde você pode aprender a codificar? A codificação de bootcamps, programas de concessão de diplomas e cursos online ajudam as pessoas a aprender linguagens de programação. Muitos alunos misturam e combinam esses métodos para fortalecer seu aprendizado.

CODIFICANDO BOOTCAMP

Os bootcamps de codificação oferecem um formato intensivo e acelerado para aprender programação. Os alunos podem escolher entre bootcamps em universidades ou bootcamps oferecidos por empresas independentes. Bootcamps também oferece cursos especializados de estudo, incluindo desenvolvimento web full-stack, desenvolvimento de aplicativos móveis e design UX. 

PROGRAMA DE GRADUAÇÃO

Um diploma em ciência da computação ou programação desenvolve fortes habilidades de programação. Durante um programa de faculdade focado em programação, os majores estudam várias linguagens de programação e outras habilidades de tecnologia. 

CURSOS ONLINE

Muitas empresas independentes oferecem cursos online para aprender linguagens de programação. Algumas aulas online gratuitas concedem um certificado. Muitas plataformas de eLearning cobram uma assinatura ou taxa por curso. Por exemplo, Codecademy oferece cursos gratuitos e cursos profissionais disponíveis para assinantes. 

Onde posso praticar codificação para iniciantes?

Os iniciantes que estão aprendendo sua primeira linguagem de programação podem praticar a codificação em vários sites e plataformas de eLearning, como Udemy e Coursera. Uma conta do GitHub permite que os alunos exibam seus projetos.

Onde posso aprender linguagens de programação gratuitamente?

Tutoriais online, canais do YouTube e outros recursos da Internet oferecem treinamento de programação gratuitamente. Muitas empresas e sites se especializam em cursos gratuitos de linguagem de programação, como o freeCodeCamp.

Devo aprender Java ou Python?

Em geral, Python é classificado como uma linguagem inicial mais fácil, então muitos alunos escolhem Python em vez de Java. Java e Python preparam os alunos para carreiras em tecnologia. 

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.