in

As melhores VPNs para Linux e Windows

Se você gosta de usar VPNs então separamos uma lista com 5 delas e o melhor todas são de código aberto!

A adoção de VPNs vem crescendo com o aumento hackers mal-intencionados (Crackers), e com isso, o número de VPNs também tem crescido. No entanto, é possível encontrar VPNs existentes que nem sempre protegem o usuário ou realmente garantem anonimato. Separamos uma lista com as melhores VPNs para Linux e Windows.

Para escolher as VPNs da lista observamos as que são de código aberto, pois desta forma qualquer pessoa poderá analisar o que está por trás dos emaranhados de códigos. Já as VPNs proprietárias cujo código é fechado isso não é possível.

Melhores VPNs para Linux e Windows

as-melhores-vpns-para-linux-e-windows

Se você é usuário Linux ou Windows, saiba que todas as VPNs abaixo são as melhores para ambos os sistemas. Especialmente se você tem dualboot em sua máquina. Então nada melhor do que ter o mesmo serviço em ambos sistemas sem precisar configurar duas vezes a mesma coisa.

Com tudo, é importante dizer que por conter código aberto, você pode a qualquer tempo usar este código para construir a sua própria VPN do jeito que desejar.

OpenVPN

Não poderíamos começar a lista das melhores VPNs para Linux e Windows sem mencionar o OpenVPN. É considerada por muitos a mais completa, no entanto, não é tão simples de configurar, requer algum conhecimento, mas é a mais utilizada e a mais famosa.

No entanto, o openVPN é popular e famosa pelo fato de ser altamente escalável. Você pode usá-la em qualquer sistema e ela funciona tranquilamente na nuvem, o que permite uma configuração do lado do desenvolvedor, deixando o cliente livre de todo o trabalho.

Acesse o site da OpenVPN e saiba mais.

SoftEther VPN

Se por ventura você não gostou da OpenVPN, então vai mais uma dica, a SoftEther VPN. Com ela você pode fazer tudo do seu jeito, tudo mesmo. Você pode configurar um servidor e também o cliente SoftEther VPN para usar seu próprio servidor. Essa questão de fazer você mesmo é o que chama atenção nesta opção.

Acesse o site da SoftEther VPN e saiba mais.

OpenConnect

Historicamente o OpenConnect foi criado para dar suporte ao serviço VPN da Cisco, a AnyConnect, hoje em dia não mais, o OpenConnect não tem mais ligação com a Cisco. O software é ótimo para quem precisa de um número bom de tipos de autenticação e precisa fazer uso de certificados SSL e OATH. Além disso, é possível estabelece conexão via Proxy HTTP, SOCKS5 e IPv4 ou IPv6.

A idea central do OpenConnect é que você mesmo tenha o seu servidor VPN e isso é ótimo para quem precisa ter controle total e a certeza de transparência de serviço.

Acesse o site da OpenConnect e saiba mais

OpenSwan

OpenSwan existe a mais de 15 anos, e é ideal para quem tem um conhecimento um tanto mais profundo sobre o assunto VPN. No entanto, nada foi deixado para trás nestes anos todos. OpenSwan é conhecida por ter uma vasta documentação via Wiki e também uma comunidade sólida para suporte.

Inclusive a comunidade OpenSwan é bastante aberta para novas ideias em prol de melhorias de softwares, então quaisquer que sejam as novas idéias saiba que serão ouvidas, e quem sabe aplicadas.

Acesse o site da OpenSwan e saiba mais.

Por fim, esperamos que você goste e tire proveito desta lista das melhores VPNs para Linux e Windows, especialmente por conterem softwares de código aberto. Dito isso, a lista é ideal para quem quer conhecer e investigar a fundo o serviço de VPN ou quer criar o seu próprio servidor e ter controle total de tudo.

Alpine: uma distribuição Linux pequena, simples e segura para roteadores, firewalls, VPNs, VoIP e servidores

Google lança VPN gratuita para usuários do Google One

VPN WireGuard adicionada ao código do kernel Linux do Android 12