in

Astro Slide é um smartphone 5G com Android, Linux e teclado

Empresa é a mesma por trás do PDA Gemini e do Cosmo Communicator.

Smartphone 5G vem com Android, Linux e um teclado

Planet Computers, com sede em Londres, está em uma missão para reinventar o icônico PDA da série 5 da Psion para a era dos smartphones. Emboramuitos entusiastas se lembrem da Série 5 de 1997 com carinho e estejam frequentemente abertos à ideia, os esforços anteriores da empresa, o Gemini PDA e o Cosmo Communicator, tiveram desvantagens. Conheça, portanto, o Astro Slide, smartphone 5G vem com Android, Linux e um teclado.

O PDA Gemini, por exemplo, é um dispositivo que, apesar de um ótimo teclado, é difícil de fazer e receber chamadas e só tem uma câmera – uma unidade frontal para chamadas de vídeo. O Cosmo Communicator adiciona uma pequena tela de toque externa para notificações e algumas funções básicas, além de uma câmera traseira, mas também deixa a desejar da mesma forma.

O Astro Slide, anunciado hoje por meio de uma campanha de crowdfunding no Indiegogo, tem um novo design com uma tela grande (6,53 polegadas) que se abre para revelar o teclado, transformando o dispositivo de um smartphone retrato em um PDA de paisagem através de um mecanismo RockUp patenteado.

Smartphone 5G vem com Android, Linux e um teclado
O mecanismo RockUp patenteado do Astro Slide transforma o dispositivo de smartphone em retrato para PDA em paisagem. Imagens: Planet Computers

Veja comparação do Astro Slide, smartphone 5G que vem com Linux, teclado e Android com seus dois antecessores:

Smartphone 5G vem com Android, Linux e um teclado

Smartphone 5G vem com Android, Linux e um teclado

Smartphone 5G vem com Android, Linux e um teclado

Assim como no Gemini PDA e no Cosmo Communicator, o designer por trás do fator de forma é Martin Riddiford, que também foi responsável pelo design industrial da Psion Series 5 original.

Iniciamos esse processo analisando dispositivos com telas duplas, o que pensávamos ser um grande comprometimento no teclado, disse Janko Mrsic-Flogel, CEO da Planet Computers. Então analisamos o tipo usual de flip-up, como o F (x) tec, mas isso reduziu o tamanho do teclado. Então, criamos alguns designs que não comprometem o teclado – nós patenteou os dois e está lançando um deles agora.

Especificações

Quando fechado, o Astro Slide de 6,53 polegadas se parece com um smartphone convencional de tela grande – embora seja robusto, graças ao teclado físico. Ele mede 76,6 mm de largura por 164 mm de profundidade por 15 mm de espessura e pesa 300g, em comparação com 73,7 mm x 161,9 mm x 7,8 mm e 186 g para o Samsung Galaxy S20 +, por exemplo.

O Astro Slide é alimentado pelo chipset Dimensity 1000, da MediaTek, um SoC de 7 nm com um modem 5G integrado que fornece suporte para SIMs 5G duplos e agregação de operadora, resultando em desempenho de até 4,7 Gbps.

O modelo padrão, com um preço-alvo de £ 799, virá com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno (expansível via MicroSD). No entanto, Mrsic-Flogel disse que pode haver um modelo premium com mais RAM e 1 TB de armazenamento em devido tempo.

Ele suporta Wi-Fi 6 (802.11ax) e possui uma câmera traseira de 48MP – um grande avanço em relação aos 24MP do Cosmo Communicator. A câmera frontal não é alterada em 5MP.

O Astro Slide é executado no Android 10, com uma opção de inicialização múltipla que suporta várias distribuições Linux. Ele vem com o pacote de software da Planet Computers:

  • Agenda (listas de tarefas e calendário);
  • Correio (e-mail);
  • Dados (banco de dados);
  • e Notas (anotações e ditado).

Um ajuste do software para o Astro Slide será a capacidade de especificar diferentes ícones de acesso rápido para os modos retrato e paisagem.

Resumindo “o primeiro telefone 5G com teclado”, Mrsic-Flogel disse:

… parece um PDA, mas fornecerá funcionalidade ainda melhor sem comprometer o uso de retrato e paisagem, e uso com uma mão, que estava faltando um pouco. Os usuários do Cosmo Communicator apreciam o modo ‘semi-engajado’ quando o dispositivo está fechado e o modo ‘totalmente engajado’ quando é aberto.

Isso é ótimo para os usuários do Nokia Communicator/Psion, mas nós realmente queria atrair mais pessoas. Vemos isso mais para as pessoas do BlackBerry que desejam um teclado em um smartphone tradicional.

ZDNet