Flatpak página principal

O Flatpak acaba de ganhar uma atualização para a versão 0.11.8. A promessa é tornar upgrades e instalações muito rápidas. O Flatpak é usado para portar aplicativos entre várias distribuições Linux com facilidade. A última atualização havia ocorrido no início de maio. Neste post, confira as principais alterações do novo Flatpak 0.11.8, atualização que promete deixar o Flatpak mais rápido.

Novos comandos

SteamOS-2.121-adiciona-suporte-ao-Flatpak

Nesta versão, o código “– -allow = bluetooth ” foi adicionado para permitir o uso de soquetes AF-BLUETOOTH. Ele também adiciona um novo comando chamado “flatpak repair ” que permite aos usuários revisar e reparar as instalações com Flatpak, em relação a isso os argumentos“-all” e “– – unused”  foram adicionados ao comando de desinstalação ” flatpak uninstall” . Desta forma, todos os arquivos e processos relacionados ao programa desinstalados poderão ser excluídos.

O comando ” flatpak info ” também recebeu novos argumentos,“– – show-location,””– – show-runtime,” y “– – show-sdk,” estes últimos também foram adicionados como uma opção para o comando ” flatpak ” informação remota. “Além disso, o framework agora envia um novo” flatpak-Upgrade-From “durante as atualizações.

Atualizações e instalações mais rápidas

Atualização deixa Flatpak mais rápido

Entre todas as mudanças, a de maior destaque fica por conta das operações P2P, que passam a funcionar off-line. O Flatpak agora usa o p11-kit-server, se estiver instalado no sistema host. O objetivo é ajudar a mover o certificado confiável do armazenamento para o aplicativo virtualizado.

Para fazer com que os desenvolvedores de aplicativos implementem instalações e atualizações no frontend, o Flatpak 0.11.8 introduz uma nova API de transação na biblioteca libflatpak. Com isso, foi adicionada uma nova camada de otimização nas instalações e atualizações do Flatpak especialmente para operações de limpeza e execução. Deste modo essas atividades ficam mais rápidas em comparação às versões anteriores.

Finalmente, o comando “Flatpak uninstall” foi atualizado. Além disso, foi aplicada uma correção para um problema de desempenho quando se inicia um aplicativo. Da mesma forma, foi feito para os comandos “flatpak info,” “flatpak list,” “flatpak search,” e “flatpak remotes” . Agora, eles funcionam corretamente em hosts que não incluem /var/lib/flatpak.

Para instalar esta versão do Flatpak basta dar uma olhada nos repositórios de software de sua distribuição Linux. A atualização chegará nos próximos dias. Se você quiser fazer uma instalação manual, você só precisa entrar no site oficial:

Flatpak

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Devuan e Gecko lançam versões estáveis

Previous article

Conheça Summit, o supercomputador mais rápido do mundo que roda Linux.

Next article

You may also like

More in Notícias