A implementação baseada em DXVK 2.2 Vulkan de D3D9, D3D10 e D3D11 para Linux/Wine já está disponível para download. Essa nova versão traz vários novos recursos e melhorias para vários jogos.
Atualização DXVK 2.2
O DXVK 2.2 é lançado três meses e meio depois do DXVK 2.1, que introduziu o suporte HDR e melhorias na compilação Shader, para adicionar suporte para D3D11On12. Esse novo recurso permite a criação de dispositivos D3D11 a partir de dispositivos D3D12 para permitir suporte a D3D12 em jogos recentes do Unity Engine, como Lego Builder’s Journey.
Isso é obtido importando o dispositivo Vulkan e os manipuladores de recursos do vkd3d-proton para o DXVK e, caso contrário, usa a implementação D3D11 existente do DXVK”, explicam os desenvolvedores nas notas de versão. O D3D11On12 requer uma vkd3d-protoncompilação recente e usa as interfaces D3D11On12CreateDevice e ID3D11On12Device.
Outro novo recurso introduzido no DXVK 2.2 é chamado de “apresentação parcial D3D9”. Esse recurso permite que o DXVK “apresente partes de uma janela copiando o conteúdo do buffer de fundo para a memória do sistema e, em seguida, desenhando-o na janela da CPU”.
O recurso de apresentação parcial do D3D9 promete melhorar a compatibilidade com vários inicializadores de jogos, especialmente aqueles baseados no kit de ferramentas WPF, mas também alguns romances visuais. No entanto, os desenvolvedores observam o fato de que esse recurso apresenta um desempenho perceptível.
Além disso, como já esperado, esta versão também apresenta várias correções para alguns jogos. Estes incluem Jade Empire, Sid Meier’s Pirates, Total War: Shogun 2, Battle Fantasia Revised Edition, Cold Fear, Dawn of Magic 2, DC Universe Online, Far Cry 2, Halo: The Master Chief Collection, Warhammer 40K: Space Marine, como bem como alguns jogos recentes da RE Engine.
Mais mudanças
Outras mudanças dignas de nota nesta versão incluem uma correção para uma regressão que ocorreu ao renderizar formatos de textura YUY2 ou UYUY, correções para alguns erros de validação Vulkan, uso aprimorado de alguns recursos, enumeração aprimorada de saídas DXGI em sistemas com várias placas gráficas, uso aprimorado de VK_EXT_extended_dynamic_state3memória nos casos em que os jogos criam dispositivos D3D11 não utilizados e algumas alterações de registro, pois o DXVK não criará mais arquivos de registro por padrão.
O DXVK 2.2 está disponível para download agora na página do projeto no GitHub, mas você terá que compilá-lo em sua distribuição GNU/Linux. Se esse não for o seu caso, você terá que esperar que ele chegue aos repositórios de software estáveis ??da sua distribuição GNU/Linux.