SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Atualizar ou não atualizar do Ubuntu 14.04 LTS para o Ubuntu 16.04 LTS ?

A dúvida de muitos usuários das versões LTS do Ubuntu!

Como você sabe, o Ubuntu possui versões LTS que garantem um suporte maior, o de 5 anos. Mas, a finalidade dessa versão é justamente estabilidade com poucas alterações para não comprometer o sistema. E quando surge a dúvida de atualizar ou não atualizar do Ubuntu 14.04 LTS para o Ubuntu 16.04 LTS ? O que fazer? Eu particularmente tenho algumas ideias de como faço a escolha e espero que ajude você a decidir.

O que eu penso sobre a mudança do Ubuntu 14.04 LTS para o Ubuntu 16.04 LTS ?

O Ubuntu 14.04 agora recebe o seu quinto dígito 14.04.5, assim como o Ubuntu 16.04 que agora é 16.04.2. Isso quer dizer que é uma versão madura com aplicações estáveis e correções acumulativas importantes, um sistema mais polido ideal para quem quer mais estabilidade. É possível instalar softwares mais recentes do que os distribuídos através de seus repositórios. Você pode usar PPA’s, repositórios de terceiros e outros tipos de repositórios.

Mas, lembre-se que ao fazer isso, você abre mão da tão esperada estabilidade de uma versão LTS. Quanto ao Ubuntu 16.04.2 LTS, você também conta com a estabilidade no segundo pacote de atualizações acumulativas, porém alguns softwares são mais novos se comparado a versão do Ubuntu 14.04.X LTS.

Na dúvida entre migrar ou não, você deve analisar se vai precisar de softwares em versões mais recentes. Se não precisa, fique com o seu atual Ubuntu 14.04 LTS. Se vai precisar de uma versão do GCC mais recente por exemplo ou bibliotecas específicas, instale ou atualize para o Ubuntu 16.04 LTS. Eu sei que parece uma incógnita, mas você precisa analisar com cuidado.Afinal de contas em alguns casos, computador parado é prejuízo, se assim for, nada de grandes instalações ou atualizações.

Até porqu,e se estiver atrás de novidades em recursos nenhuma das versões contam com cerejas de bolo atualmente. O Ubuntu 14.04.X vai até 2019 e o Ubuntu 16.04.X vai até 2021. Quer novos recursos? Então espere a próxima versão LTS que é a Ubuntu 18.04 que será lançada em 2018 com suporte até 2023. Certamente essa sim deve vir com novos recursos, aprimoramentos de drivers e versão de algum Linux Kernel com grandes melhorias.

E aí você perguntar: E o suporte estendido do Ubuntu ?

atualizar-ubuntu-14.04-para-ubuntu-16.04

O suporte estendido é um serviço pago que você pode adquirir junto a Canonical, a versão com este suporte disponível no momento é a 12.04 LTS que teve seu ciclo de vida encerrado este ano, mas quem tem o suporte estendido garante que o Ubuntu 12.04 LTS permaneça recebendo correções de segurança e de possíveis problemas até 2019.

Se você quiser saber mais sobre o suporte estendido, ou seja, o serviço ESM da Canonical, ou saber como fazer o upgrade do Ubuntu 14.04 LTS para o Ubuntu 16.04 LTS consulte um dos botões abaixo:

Serviço ESM da Canonical Upgrade para o Ubuntu 16.04 LTS

Caso você tenha interesse em saber até quando vai o suporte do seu sistema, mesmo que ele não seja uma versão LTS, você pode executar o comando abaixo para verificar:

ubuntu-support-status
Espero ter ajudado a tomar uma decisão, seja cauteloso e  como falei, se precisa de estabilidade fique com o Ubuntu 14.04!
Logo mais será postado um review sobre o estado atual do Ubuntu 16.04 LTS!
Comentários