in

Automação doméstica está crescendo junto com a IoT

Automação doméstica está crescendo em popularidade junto com a IoT. Neste artigo, veja como o interesse por essas duas áreas está aumentando.

Automação doméstica está crescendo em popularidade junto com a IoT
Automação doméstica está crescendo em popularidade junto com a IoT. Imagem: Reprodução / IoT Tech Trends

A princípio, já se perguntou como anda a tendência em automação residencial e de dispositivos IoT pelo mundo? Neste artigo, veja mais sobre esses assuntos.

Automação doméstica e IoT

Não há dúvidas de que para algumas pessoas, quando elas escutam sobre a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), seu primeiro pensamento é sobre dispositivos residenciais inteligentes, seja um aspirador de pó robô, uma câmera Ring ou um termostato Nest.

Enquanto há muito mais áreas de IoT, conforme o interesse por ela cresce, assim também cresce o interesse em automação residencial por um número de razões, incluindo a diminuição do custo de produtos residenciais inteligentes bem como o crescente interesse em segurança e proteção.

Interesse em automação residencial está crescendo

A plataforma Company Filing Analytics da GlobalData, usando machine learning e técnicas de processamento de linguagem natural, descobriu um aumento no número de vezes que automação residencial foi mencionada em transcrições de rendimentos e preenchimento de formulários de empresas de tecnologia comparando 2016 a 2017 e 2017 a 2018.

O número de empresas mostrando interesse em automação residencial cresceu em 8,2% nesse espaço de tempo, enquanto as menções totais de “automação residencial” cresceram em 22%. Esse crescimento se encaixa com o crescimento da IoT.

Vaibhav Khera, diretor da GlobalData, disse:

Avanços no campo da IoT, que dão um novo nível de controle sobre os aparelhos dosmésticos graças ao elemento de interconectividade abrangendo dispositivos, continuam sendo uma força condutora por trás do aumento na adoção de dispositivos IoT em casas inteligentes.

Uma casa automatizada é agora um seguimento secundário importante do mercado de IoT em geral. Além disso, muitas gigantes da tecnologia como a Google e a Amazon já estão fazendo progressos e outras estão planejando lançar produtos para automação residencial no futuro próximo.

O uso de smartphones impulsiona a indústria

Esse interesse em automação residencial é considerável devido ao crescente uso de smartphones, diminuição do custo da automação residencial, políticas governamentais, preocupações com a segurança e a proteção e o interesse em reduzir o consumo de energia.

Automação doméstica está crescendo em popularidade junto com a IoT
Automação doméstica está crescendo em popularidade junto com a IoT. Imagem: Reprodução / IoT Tech Trends

Alguns desses fazem sentido especificamente, tal como a diminuição dos custos da automação residencial. A certa altura, o Roomba era um dos poucos aspiradores de pó robôs que estavam disponíveis, e o custo chegou a sair dos orçamentos de muitas pessoas. E, enquanto o Roomba ainda é mais caro, existem muitas alternativas baratas disponíveis dos concorrentes.

Certamente, a preocupação com proteção e segurança está dando lugar ao interesse crescente na segurança automatizada de residências. Muitas pessoas têm a câmera Ring agora. Assim, basta algumas pessoas postarem fotos de alguém roubando um pacote de seus porches e, em breve, todo mundo vai querer a mesma câmera. Todos querem ser capazes de proteger sua porta da frente.

Khera adicionou:

Com empresas em todos os domínios disputando por uma parte do mercado de automação residencial, o espaço está se tornando mais congestionado, forçando gigantes da tecnologia a competir com vendedores de nicho, ao lado de operadoras de telecomunicações e fabricantes de aparelhos eletrônicos.

Um longo caminho pela frente

Khera explicou:

Uma casa automatizada tem um longo caminho pela frente antes de se tornar popular. Sendo um mercado emergente, há relativamente poucos padrões de indústrias aceitáveis e falta de interoperabilidade entre os produtos de diferentes fabricantes. Logo, essas são as principais barreiras para a adoção em massa. A privacidade e a segurança de dados também ameaçam continuar as principais áreas de preocupação.

Embora seja verdade que muitos produtos de automação não tenham interoperabilidade, muitos a têm. Dessa forma, há três grandes sistemas por aí: a Amazon Echo, a Apple HomeKit e a Google.

Afinal, você aplica automação residencial em sua casa? E quanto a dispositivos IoT?

Não deixe de compartilhar!

Fonte: IoT Tech Trends

Leia também: Automação e inteligência artificial podem mudar o ambiente de trabalho

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

CodeWeavers procura desenvolvedores para trabalhar no Steam Play / Proton

CodeWeavers procura desenvolvedores para trabalhar no Steam Play/Proton

O que é uma casa inteligente e como ela funciona?

O que é uma casa inteligente e como ela funciona?