in

Automação e inteligência artificial podem mudar o ambiente de trabalho

Teremos um embate num futuro não muito distante?

Automação e inteligência artificial podem mudar o ambiente de trabalho
Processos automatizados já são realidade.

Gostaria de saber como a automação e a inteligência artificial afetam empregos e mudam nossa vida? Nós vemos em filmes, programas de TV e até mesmo livros e literatura – robôs e inteligência artificial são algumas das realidades mais interessantes e mais temidas que iremos enfrentar no futuro próximo.

Como a automação e a inteligência artificial podem mudar o ambiente de trabalho no futuro próximo
Automação e inteligência artificial estão intimamente relacionadas.

Hoje em dia, a automação e a inteligência artificial moldam a maneira com que utilizamos a internet, do jeito que trabalhamos online e até mesmo da precisão dos nossos resultados de pesquisa. A tecnologia mudou completamente como nós administramos nosso dia a dia e se você acredita que isso será para melhor ou pior, vamos olhar mais profundamente para como a automação e a inteligência artificial poderia mudar no futuro.

O que é Automação e o que é Inteligência Artificial e quais seus empregos?

Automação se refere ao uso ou introdução de equipamento dentro de certo processo. Nenhuma ou mínima intervenção humana deve ser necessária assim que o equipamento é configurado.

Inteligência Artificial (IA) se refere a sistemas de computador que conseguem realizar tarefas que, de outra maneira, precisariam de interação humana ou inteligência. Isso pode ser através de reconhecimento de voz, percepções visuais, tomada de decisão, tradução e machine learning.

Na maioria dos casos, tanto a automação como a inteligência artificial precisarão de algum tipo de algoritmo para trabalhar, mas uma vez que esse algoritmo seja estabelecido, ele essencialmente consegue rodar sozinho. Em aplicações IA, esses algoritmos tendem a se adaptar através de machine learning, ficando maduro e melhorando com os dados coletados com o tempo. Essas tecnologias incríveis já são a parte mais importante da nossa internet do dia a dia e uso da tecnologia, de uma rápida pesquisa no Google a plataformas de mídia em que navegamos diariamente.

A automação já está ao nosso redor hoje

O Google, por exemplo, utiliza um algoritmo de inteligência artificial para melhor determinar o que um usuário está procurando, mesmo quando não fica imediatamente claro na requisição da consulta. Esse algoritmo é conhecido como RankBrain e ultimamente assegura que tanto os que fazem uma consulta como negócios esperando ser encontrados possam ser combinados com eficácia em SERPs (search engine results pages – resultados de páginas do motor de pesquisa) para melhorar a relevância e a qualidade dos resultados.

Quando se trata de negócios, a automação e a inteligência artificial podem mudar a maneira com a qual companhias interagem com seus clientes. Tome o suporte online, por exemplo. Conversas em tempo real estão se tornando muito comuns, mas você sabia que a maioria dessas conversas são realizadas por robôs? Com um modelo e o toque da inteligência artificial, os negócios podem usar um robô de conversas com conhecimento profundo que oferece a ajuda certa para consumidores, ou a ação correta se ele não conseguir ajudar diretamente.

Na indústria financeira, a automação e a inteligência artificial estão ajudando a levar o mundo monetário para a era digital. Tome como exemplo a Forex Robots. Eles oferecem um método em streaming para comerciantes novos e experientes se envolverem nos mercados durante o dia, muitas vezes sem ter que prestar atenção a todo momento.

Comércio automatizado via um robô ou algoritmo permite que os comerciantes colham os benefícios de um comércio inteligente, sem ter que dedicar seu dia inteiro para se manter em dia sobre como o mercado está atuando. Enquanto isso traz riscos, o uso de indicadores técnicos e a falta de dado emocional permite decisões comerciais inteligentes na maioria dos casos.

Quais indústrias podem ser mais afetadas?

  • Varejo e comércio: Na China, por exemplo, eles abriram uma loja sem humanos e muitas outras começaram a aparecer ao redor do mundo, incluindo uma loja de conveniência da Amazon nos EUA.
  • Transporte: Veículos autônomos não são coisa nova no mundo da inovação, mas o quão longe estamos de ver essa tecnologia utilizada em transporte público? É previsto que cerca de 57% de todos os empregos em transporte podem ser automatizados nos anos por vir, com a tecnologia oferecendo velocidade aumentada, eficiência e redução de custos tanto para as empresas como para seus passageiros.
  • Agricultura: Conforme mais volumes de comida estão sendo demandados por uma população crescente, a indústria da agricultura está em crescente pressão para prover isso. Por esta razão, nós poderemos ver mais e mais de nossa força de trabalho na agricultura ficar automatizada – 6 em 10 empregos. Estudos sugeriram que o processo inteiro de agricultura poderia ser automatizado, do plantar até a colheita.
  • Fabricação: A manufatura é um dos empregos que provavelmente enfrentarão a automação – máquinas já têm sido utilizadas para diversos pontos do processo de manufatura. Enquanto certos estágios, como o projeto e o algoritmo de implementação inicial, ainda precisariam de um toque humano. Por agora, a inteligência artificial poderia tornar até isso automatizado no futuro.

Enquanto a automação e a inteligência artificial de fato levaram a força de trabalho a se preocupar e temer, essas tecnologias poderiam trabalhar para melhorar o streaming da maneira que trabalhamos. Se isso afetará os níveis de emprego, ainda temos de esperar. Mas, será uma área que estaremos olhando de perto.

Afinal, você gostou de conhecer uma tecnologia como a inteligência artificial e um conceito como automação e entendeu como eles podem afetar empregos?

Fonte.

Leia também: Automação é principal aposta do mercado em 2019, aponta levantamento da Red Hat

Written by Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

Python Software Foundation anuncia a data final do suporte ao Python 2

Debian e Ubuntu vão remover Python 2

Nvidia firma acordo com VMware para oferecer GPUs virtualizadas

Nvidia firma acordo com VMware para oferecer GPUs virtualizadas