in

Avaliando o Linux Lite 4.6 RC1, confira um pequeno review!

avaliando-o-linux-lite-4-6-rc1-confira-um-pequeno-review-3

O Linux Lite 4.6 RC1 foi lançado no último dia 29, e com isso, muita gente tem enviado alguns e-mails sobre algumas distribuições e hoje vamos experimentar e até fazer um tour em algumas delas. O review de hoje será em torno do Linux Lite 4.6 RC1 cuja versão final deve chegar em breve.

O sistema é recomendado para usuários que gostam do sistema limpo e leve!

Linux Lite 4.6 RC1

Talvez a palavra que resuma a distribuição é simplicidade, e pelo visto o desenvolvedor quer mesmo facilitar a vida de quem resolver escolher o Linux Lite como distribuição Linux principal. O ambiente presente na versão 4.6 é o Xfce com algumas modificações.

A base do sistema é o Ubuntu 18.04.2 LTS que já é a versão mais recente da última versão LTS do Ubuntu, então você vai poder desfrutar de uma base bem sólida. Assim que você iniciar o sistema vai encontrar a tela abaixo:

avaliando-o-linux-lite-4-6-rc1-confira-um-pequeno-review

Perceba que você já vai poder fazer muita coisa logo após o início da distribuição, a ideia é atender a nova demanda de usuários, essencialmente aqueles que estão migrando para o Linux, ou aqueles que buscam facilidade. O Linux Lite é recomendado para usuários que possuam computadores um pouco mais modesto e que querem ter um ganho de desempenho, através da economia de recursos.

O menu é muito simples e bem objetivo, as opções são bem enxutas e você não vai ter centenas de aplicativos que talvez você nem use, na verdade, parece que o criador do sistema fez uma bela limpeza no sistema, deixando tão somente aplicações úteis como Firefox, LibreOffice, VLC, ferramentas essenciais para o funcionamento do sistema e algumas outras. Com isso, o sistema vai funcionar melhor e sem tanta perfumaria desnecessária sendo carregada.

avaliando-o-linux-lite-4-6-rc1-confira-um-pequeno-review

Ainda analisando o menu, percebemos que ele lembrar o menu do KDE e também há um menu para instalar as atualizações, isso é ótimo, essencialmente para iniciantes ou usuários que não são fã do Terminal.

Outro item que eu achei muito interessante são as configurações, basicamente todas as opções que vão de personalização, até configurações avançadas do ambiente, estão presentes nele, e aí você vai ter um sistema do jeito que você quiser ou souber configurar.

A gente sabe que algumas coisas são padrões, mas a verdade é que muitas distribuições fazem suas modificações e acabam removendo opções que deveriam estar sempre disponível, mas não é o caso do Linux Lite que segue o foco em facilitar a vida dos usuários.

A área de trabalho é muito limpa, alguns ícones essenciais, que certamente não vai deixar usuários do Windows perdidos, compõe a área de trabalho, você também pode inserir ícones a vontade e personalizar o papel de parede. No entanto, sem nenhum problema ou dificuldade, sempre a um passo de um clique.

Por ser uma distribuição muito enxuta, não há muito o que destrinchar neste review do Linux Lite 4.6 RC1, mas é fato que tudo ainda pode ser alterado a medida que as opiniões foram sendo enviadas.

Mas, neste lançamento não houve alto consumo de memória, e você pode rodar o sistema de forma satisfatória, sem travamentos ou lentidão, com apenas 2GB de RAM e um processador simples, de 1 núcleo.

Mas lembre-se, se vai instalar aplicações vilãs como o Google Chrome, com toda certeza você vai precisar de mais memória e mais poder de processamento, especialmente se você costuma executar muita coisa ao mesmo tempo.

Isso não é uma limitação do sistema, mas dos aplicativos que acabam consumindo a máquina sem limites. Então, o foco do Linux Lite é atender quem gosta do famoso simples e funcional, por padrão o consumo do sistema limpo é muito baixo.

Perceba que o sistema consome apenas 446MB de RAM de um total de 2GB, então vale muito a pena para você que quer um sistema básico, com um ambiente leve e bem limpo.

Esse é o nosso tour de hoje, e vamos aguardar a versão final do Linux Lite, por hora, a versão é tão somente para testes. E se mesmo assim você queira fazer o download, basta clicar em um dos botões abaixo. Até mais…

Download – Linux Lite 4.6 RC 1

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

DXVK 1.3.3 lançado com poucas mudanças

Proton tem versão 4.11 lançada

NVIDIA tem três novos lançamentos de drivers Linux

NVIDIA tem três novos lançamentos de drivers Linux