Notícias

30/10/2021 às 10:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Avast lança descriptografadores gratuitos para ransomwares

Os descriptografadores atendem as famílias de ransomware AtomSilo e LockFile

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

A Avast, empresa de segurança, lançou decodificadores para os ransomwares AtomSilo e LockFile que permitem que as vítimas recuperem seus arquivos gratuitamente. Os utilitários de descriptografia para os ransomwares, como já mencionado, são totalmente gratuitos.

Os especialistas apontaram que os ransomware AtomSilo e LockFile têm apenas algumas pequenas diferenças, por esse motivo, o AVAST fornece um único descriptografador. Assim, com ele você consegue se livrar de uma vez por todas dos dois ransomwares. E, o melhor: de forma totalmente gratuita.

Em 17 de outubro de 2021, o pesquisador Ji?í Vinopal  anunciou ter quebrado o ransomware AtomSilo explorando uma vulnerabilidade que lhe permitia descriptografar arquivos sem pagar o resgate. Na ocasião ele até fez um post em sua conta do Twitter.

Depois de algum tempo, ele voltou ao Twitter para revelar que também havia quebrado a cepa de ransomware LockFile.

Avast lança decodificadores para os ransomwares AtomSilo e LockFile

avast-lanca-descriptografadores-gratuitos-para-ransomwares

De acordo com a própria Avast, “Ambos os tipos de ransomware AtomSilo e LockFile são muito semelhantes entre si e, exceto por pequenas diferenças, esta descrição cobre os dois”. A empresa garante ter preparado seu próprio descriptografador Avast grátis para as cepas AtomSilo e LockFile.

No link acima, você tem acesso ao descriptografador da empresa para as famílias dos dois ransomwares, de forma gratuita. Então, talvez, você queira aproveitar e executá-lo em seu dispositivo agora mesmo.

O Avast destaca uma limitação do processo de descriptografia porque seu descriptografador Avast AtomSilo depende de um formato de arquivo conhecido para verificar se o arquivo foi descriptografado com sucesso. Isso significa que alguns arquivos, como arquivos com formato proprietário ou desconhecido, não podem ser descriptografados. No entanto, os demais arquivos podem ser recuperados pelos usuários, o que é excelente.

Avast lançou uma ferramenta de descriptografia para Babuk ransomware  que permite que as vítimas recuperem seus arquivos gratuitamente. O descriptografador foi criado usando o código-fonte vazado e as chaves de descriptografia. Essa é mais uma ajuda na batalha contra os ramsomwares, que têm cada vez mais feito suas vítimas. Para acessar o descriptografador gratuito da Avast para o ransomware Babuk basta você clicar aqui.

Há muitos ransomwares ainda deixando os usuários furiosos e presos à resgates dos próprios dados, felizmente, para os citados neste post, a Avast lançou uma solução e, isso deve deixar muitos usuários felizes em terem de volta seus dados, sem pagar nada por isso.

Pesquisadores do Bleeping Computer testaram o descriptografador  e determinaram que “provavelmente funcionará apenas para vítimas cujas chaves vazaram como parte do despejo do código-fonte do Babuk”.

Via: SecurityAffairs

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×