Otimizar e executar o Windows 11 requer gerenciamento de partições de disco. Um gerenciador de partições confiável permite criar, redimensionar, combinar e estender partições sem perder dados. Organizar arquivos, configurar um novo HD ou aumentar o espaço do sistema operacional depende da ferramenta correta.
O EaseUS Partition Master, um gerenciador de disco rígido gratuito com funcionalidades abrangentes, e o Gerenciamento de Disco do Windows, a opção integrada, serão abordados neste guia. Aprenda a gerenciar seu disco rígido hoje mesmo.
Download grátis do gerenciador de partição EaseUS para Windows 11
O EaseUS Partition Master é um gerenciador de disco rígido gratuito e sólido e uma ferramenta simples de particionamento de disco rígido para usuários do Windows em 2025. Projetado para o Windows 11, este utilitário sofisticado torna o particionamento fácil e seguro, ao mesmo tempo que oferece inúmeras funções além do Gerenciamento de Disco padrão.
O EaseUS Partition Master é uma solução completa de software para gerenciar partições em seu computador com Windows. Ele oferece um conjunto abrangente de ferramentas para gerenciar discos, recuperar partições perdidas e otimizar o desempenho do computador. O programa permite que os usuários particionem discos rígidos com segurança sem perder dados, tornando-o adequado tanto para iniciantes quanto para usuários experientes em gerenciamento de discos.
Algumas das excelentes funcionalidades do software incluem extensão de partição do sistema, clonagem de disco, conversão de MBR/GPT e conversão de sistema de arquivos entre NTFS e FAT32. Além disso, o programa também conta com limpeza de disco, teste de superfície, reconstrução de MBR e alinhamento 4K, o que não só cuida da saúde do disco, como também ajuda a atingir o desempenho máximo.
Recursos básicos e avançados
A EaseUS oferece ferramentas básicas e sofisticadas para o gerenciamento de disco do Windows 11:
Recursos básicos: Criar, excluir, formatar, estender, reduzir, combinar e dividir partições sem perder dados.
Recursos avançados:
- Migrar o sistema operacional para SSD/HD sem reinstalação.
- Alternar com segurança entre partições MBR e GPT antes ou durante as atualizações do Windows 11.
- Clonar unidades e partições para backups ou atualizações rápidas.
- Verificar se há setores defeituosos nos setores do disco antes de tentar manipulá- los.
Como gerenciar partições no Windows 11 com o EaseUS
Este guia orienta você em três tarefas cruciais do EaseUS Partition Master Free:
1. Particionar HD/SSD no Windows 11
Passo 1. Abra o EaseUS Partition Master e verifique o layout da sua unidade no Gerenciador de Partições.
Passo 2. Reduza as partições do disco para liberar espaço. Selecione “Redimensionar/Mover” na partição do disco de destino que possui bastante espaço livre. Clique em “OK”.

Para confirmar as alterações, clique em “Executar tarefa” e depois em “Aplicar”.

Criando uma nova partição
Passo 3. Visualize o Gerenciador de Partições. Clique com o botão direito do mouse na área não alocada e selecione “Criar” para abrir as opções de disco.

Passo 4. Defina o tamanho da partição, a letra da unidade, o rótulo e o sistema de arquivos (NTFS, FAT32, exFAT) nas Configurações Avançadas. Clique em “OK”.

Passo 5. Se houver X tarefas aguardando, clique em “Executar X tarefa(s)”. Por fim, clique em “Aplicar” para particionar o espaço não alocado.

2. Mesclar partições do Windows 11 sem excluir volumes
Passo 1. Expanda a partição principal no Gerenciador de Partições clicando com o botão direito e selecionando “Mesclar”.

Passo 2. Mesclar em uma partição adjacente (ou não adjacente). Clique em “OK”.

Passo 3. Clique em “Executar tarefa” e depois em “Aplicar” para finalizar.

3. Estender partição no Windows 11
Passo 1. Para redimensionar uma partição, clique com o botão direito nela e selecione “Redimensionar/Mover”.
Passo 2. Arraste a barra de partição para o espaço livre para expandir.

Passo 3. Conclua a atualização clicando em “Executar tarefa” e “Aplicar”.
Gerencie partições no Windows 11 sem baixar software de terceiros
O Gerenciamento de Disco do Windows 11 fornece o gerenciamento de partição de HD confiável e gratuitosem a necessidade de software adicional. O Gerenciamento de Disco do Windows é uma ferramenta interna que acompanha o Microsoft Windows e oferece um meio visual de gerenciar dispositivos de armazenamento e partições. Por meio dele, o usuário pode realizar as operações básicas necessárias para o computador, como configurar novos discos, criar/excluir partições e atribuir letras de unidade.
Além disso, é possível adicionar ou reduzir o tamanho de um volume, alternar um disco de básico para dinâmico e vice-versa, e alterar o tipo de uma partição sem precisar de nenhum outro software.
Usos do gerenciamento de disco
O Gerenciamento de disco permite que você:
- Particionar espaço não alocado para criar volumes.
- Reduzir as divisórias para economizar espaço.
- Usar espaço não alocado para estender partições.
- Excluir volumes para liberar espaço.
- Definir letras de unidade e partições.
Como gerenciar partições – Guia passo a passo
- Particionar disco rígido (criar novo volume)
Passo 1. Abra o “Gerenciamento de Disco” pressionando “Windows+X”.
Passo 2. Clique com o botão direito do mouse em um espaço e selecione “Novo Volume Simples”.

Passo 3. Clique em “Avançar”, selecione o tamanho, a letra da unidade, o formato (NTFS) e conclua o Assistente para Novo Volume Simples.
Passo 4. O Explorador de Arquivos mostra a nova partição imediatamente.
2. Mesclar partições (sem ferramentas de terceiros)
O Gerenciamento de Disco não oferece suporte à mesclagem direta. Portanto, siga os passos abaixo para mesclar partições usando outro método:
Etapa 1. Abra o Gerenciamento de Disco, clique com o botão direito do mouse na unidade de destino e selecione “Excluir Volume”.

Etapa 2. Para expandir, clique com o botão direito do mouse na partição adjacente e selecione “Estender volume”.

Etapa 3. Conclua a mesclagem no novo espaço não alocado com o assistente.
3. Estender a partição existente
Etapa 1. Depois de alocar espaço, clique com o botão direito do mouse na partição de destino e escolha “Estender Volume”.

Etapa 2. Clique em “Avançar”, selecione o espaço máximo e depois em “Concluir” para finalizar a extensão no assistente.
EaseUS Partition Master e Gerenciamento de Disco: Qual é o melhor?
Esta tabela de comparação destaca a diferença entre o Gerenciador de partição da EaseUS e a ferramenta de Gerenciamento de Disco para ajudar os leitores a entender quando usar cada um:
Característica / Função | Gerenciamento de disco do Windows | EaseUS Partition Master |
Facilidade de acesso | Integrado ao Windows, não é necessário download. | Requer instalação, mas vem com uma configuração guiada. |
Tarefas básicas de partição | Crie, exclua, reduza e amplie partições facilmente. | Abrange todos os conceitos básicos, além de mais controle e verificações de erros. |
Visualização e reversão | Sem pré-visualização, as alterações são aplicadas instantaneamente. | Visualize as ações antes de aplicá-las e reverta-as, se necessário. |
Recursos avançados | Limitado – sem clonagem, conversão ou migração. | Converta MBR/GPT, clone discos, migre o sistema operacional para SSD, alinhe setores de 4K. |
Verificação de erros | Muito básico, muitas vezes precisa de ferramentas extras. | Integridade do disco e detecção de falhas integradas. |
Interface do usuário | Funcional, mas ultrapassado e técnico. | Moderno, intuitivo e fácil para iniciantes. |
Melhor para | Tarefas simples e únicas, sem software extra. | Trabalho de particionamento frequente, avançado ou crítico. |
Conclusão
Em resumo, o Gerenciamento de Disco do Windows é uma ferramenta interna confiável que cuida de operações básicas com partições, como criá-las, excluí-las, estendê-las e formatá-las. Ela é suficiente para uso leve ou ocasional, bem como quando nenhum outro software está disponível.
No entanto, quem busca mais recursos e potência considerará o EaseUS Partition Master gratuito como uma solução abrangente, capaz de executar clonagem de disco, migração de sistema operacional, conversão de MBR/GPT e alinhamento de 4K. Ele também fornecer verificação detalhada de erros para tornar o gerenciamento de disco mais seguro, preciso e eficiente.